O JOGO

Logo aos cinco minutos, o uma rápida confusão deixou claro como seria o clima da partida. Antes da cobrança de um escanteio, Marcelo Mattos quase tirou a camisa de Carlinhos e Thiago Neves acabou se envolvendo no lance ao provocar o volantealvinegro com um puxão pelo pescoço. Para amenizar o clima, o árbitro mostrou o primeiro cartão amarelo do jogo para o meia tricolor.
Partida foi bastante disputada | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Partida foi bastante disputada | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A primeira confusão acabou acelerando ainda mais o ritmo da partida, que já havia começado muito intensa. Com as ações de jogo bem divididas, Bota e Flu encontravam dificuldades para conseguir chegar ao gol adversário e acabavam se esbarrando em novos tumultos na primeira etapa, que teve a primeira boa chance de gol apenas aos 17 minutos, quando Lodeiro cobrou falta com força e fez Cavalieri espalmar para longe.

Após a frequência de faltas acabar diminuindo, o Fluminense se mostrou mais ativo no ataque. Aos 20 minutos, o time das Laranjeiras chegou perto de balançar as redes, mas viu o jovem Doria interceptar dois lances cruciais na área alvinegra. Cinco minutos depois foi a vez de Jefferson segurar a onda e impedir o gol tricolor. Enquanto Jefferson se destacava com as boas defesas, o Botafogo guardou para o fim do primeiro tempo o momento de êxtase da torcida, quando Rafael Marques abriu o placar aos 41 minutos e ampliou a vantagem alvinegra.
Rafael Marques festeja gol na decisão | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Rafael Marques festeja gol na decisão | Foto: André Mourão / Agência O Dia
No segundo tempo, o ritmo intenso voltou a aparecer nos início. Logo no primeiro minuto, o Botafogo viu Bolívar marcar em posição irregular, em lance que foi anulado pelo árbitro. Na jogada seguinte, o Flu tentou reagir em contra-ataque, mas foi o Glorioso que voltou a levar perigo com belo chute de Seedorf, que acabou defendido por Cavalieri.

Com o passar do tempo a partida acabou ficando ainda mais agitada. Tentando buscar a virada, o Fluminense apostava na velocidade e dos ataques pelo lado esquerdo para tentar marcar, enquanto o Botafogo, bem armado, se defendia e utilizava a boa troca de passes para levar perigo ao gol de Cavalieri.

Sob os gritos de "Olé", o Botafogo já administrava a partida com tranquilidade, até que aos 35 minutos, o time de General Severiano teve a chance de selar de vez a conquista estadual. Após pênalti cometido por Digão em Bolívar, Seedorf foi para a cobrança mas acabou acertando a trave.

Mas nem o lance disperdiçado pelo craque alvinegro mudou o que já estava encaminhado. Com uma campanha incontestável, o Botafogo venceu mais um duelo e garantiu a conquista do Campeonato Carioca de 2013, levando para casa a taça dos dois turnos da competição.
OBS: quem me conhece pode imaginar o quanto sofri ao assistir essa decisão, e o quanto estou feliz com o título do campeonato, o coração parece sair do peito. Meu time amado e idolatrado recebeu o que estava merecendo, pela campanha maravilhosa que fez. Parabéns meu querido FOGÃO.