sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Transtornos alimentares.- Cuidado!


 

A anorexia é um transtorno alimentar que é caracterizado por uma perda deliberada do peso e principalmente por um pavor enorme de engordar mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre deste distúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo. É uma doença muito grave, e muitas vezes mortal apelidada de Ana pelas anoréxicas ou anorécticas, que mata aos poucos, silenciosamente, na maioria das vezes atinge jovens de 15 a 25 anos, que ao entrarem desta dieta mortal para atingirem o corpo perfeito, acabam afetando o seu metabolismo e seu crescimento, pois é nesta faixa que o corpo se desenvolve para entrar na fase adulta.Estas jovens consideram a doença como sua única amiga, e seguem fervorosamente uma dieta brutal, às vezes ficam dias sem comer.

BULIMIA


Assim como na anorexia, a bulimia é uma síndrome causada por vários fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais, porém a doença é o contrario da anorexia pois as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos se tornando compulsiva, e depois, utilizam métodos compensatórios, como vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios acentuados como forma de evitar o ganho de peso pelo medo de engordar, mas diferente da anorexia, na bulimia não há perda de peso, assim dificultando a detecção da doença. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens em torno de 17 anos, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade essas pessoas têm vergonha de seus sintomas, evitam comer em público e evitam lugares onde precisam mostrar o corpo. À medida que a doença vai se desenvolvendo, essas pessoas só se interessam por assuntos relacionados à comida, peso e forma corporal.

VIGOREXIA


Os transtornos alimentares não se dão apenas em um corpo magro, mas também em busca de um corpo em forma,musculoso. A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno ficam horas malhando,muitos deles nas academias ,lugares preferidos para a malhação. Passam horas exercitando-se e constantemente medindo sua musculatura para verificar se já obtiveram resultados. Apesar de tantas horas de exercícios ''pesados'',ainda sim se consideram magros e fracos.Uma das respostas para esse exagero é que os portadores desse transtorno têm “incoformidade” com seu corpo.Em casos que o desejo por um corpo perfeito é tanto que os vigorexos apelam para os esteróides anabolizantes, que prejudicam a saúde.A causa do uso dos anabolizantes pelos vigoréxicos é que eles possuem a função de manter as características masculinas e ele aumenta a síntese protéica e assim aumenta a massa muscular do corpo . Esta doença é mais comum nos homens ,mas também há casos em mulheres

CONCLUSÃO

Uma diminuição na ênfase da aparência física, tanto no aspecto cultural como familiar, praticas regulares de exercícios, alimentação saudável, pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros; informações sobre esses problemase suas consequências, pois é muito importante fornecer informações a respeito de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", já que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.

VAI PASSAR!!!

Meus queridos amigos, hoje estava escutando uma música do Chico Buarque, composta nos anos 70, e descobri que ela está atualíssima, chama-se Vai passar e tem um trecho que diz: "Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações". Vejam que verdade! Se puderem escutem, é ótima como toda composição do Chico.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Unhas decoradas.

Unhas decoradas passo a passo

Hoje ficou mais fácil fazer as unhas decoradas, pois os adesivos podem ser encontrados em lojas de cosméticos facilitando a aplicação em casa, você também pode optar pelos kits de carimbo que faz qualquer desenho de forma muito simples.

Além dos adesivos comprados, podemos confeccionar os próprios adesivos e desenhos de unhas em uma caixinha de leite. Basta usar a parte dentro aplicando pequenas camadas de base, deixe secar, faça os desenhos e aplique mais uma fina camada de base e está pronto.


Unhas decoradas de vaquinha passo a passo

Neste passo a passo simples vamos ensinar a fazer as famosas unhas de vaquinha.
Unha de vaquinha
1º passo – Faça as unhas normalmente tirando as cutículas, lixando e cortando como está habituada a usar.
2º passo – Nas unhas aplique uma fina cama de base para proteger as unhas. Em seguida passe as camadas de esmalte branco deixando a cobertura perfeita e espere secar.
3º passo – Com um pincel e tinta preta faça um círculo achatado na ponta das unhas para fazer o focinho da vaca. Na parte de dentro pinte de rosa claro e faça dois pontinhos.
4º passo – Ainda com a tinta preta faça um grande círculo para ser a cabeça da vaca. Inicie as orelhinhas fazendo o desenho semelhante a uma folhinha.
5º passo – Faça os olhos um pouco maiores e, para dar um charme a mais, faça cílios. Dentro das bolinhas pretas dos olhos, faça dois pontinhos brancos.
6º passo – Para finalizar faça uma pequena manchinha na cabeça.

Francesinha simples passo a passo

As unhas francesinhas ainda são as favoritas das mulheres, veja como fazer em casa. Além do branco tradicional você pode optar por outras cores.
Francesinha simples
1º passo – Faça as unhas como habitual.
2º passo – Aplique uma fina camada de base para proteger as unhas.
3º passo – Passe um esmalte branco (renda) bem clarinho para fazer o fundo.
4º passo – Pegue um esmalte branco e passe sobre o dedo polegar, posicione o dedo sobre a ponta das unhas e vá deslizando fazendo o formato da sua unha.
5º passo – Faça isso em todas as unhas e espere alguns minutinhos para secar.
6º passo – Depois aplique mais uma camada bem fina do esmalte claro para fixar melhor sua francesinha.
7º passo – Suas unhas estão prontas. Se preferir passe uma camada de extra brilho.

Unhas de pelúcia passo a passo

Unha de pelúcia
As unhas de camurça ou pelúcia estão fazendo sucesso com as mulheres, já que elas podem ser coloridas, feitas em todas ou apenas em uma unha.
1º passo – Se fizer em casa faça como tem costume.
2º passo – Passe uma fina camada de base sobre as unhas para proteger.
3º passo – Escolha uma cor de esmalte que goste, podendo ser clara ou escura e tire o excesso com o auxílio de um palito e algodão.
4º passo – Selecione o pó de flocagem que deseja aplicar sobre as unhas e coloque um pouco sobre um recipiente e prepare as unhas.
5º passo – O pó pode ser aplicado em todas ou apenas em uma unha, ou até mesmo em forma de francesinha que fica um charme.
6º passo – Depois do esmalte já seco passe uma camada de base sobre a unha que vai colocar o pó, com a base ainda molhada jogue o pó sobre a unha e pressione levemente.
7º passo – Repita o procedimento até que toda unha fique completamente coberta pelo pó de flocagem, garantindo a fixação.
8º passo – Pegue um pincel velho de maquiagem e passe em volta da unha tirando o excesso e está pronta sua unha.

Unhas de caviar passo a passo

Unhas de caviar
As unhas de caviar são feitas com pequenas bolinhas especiais para unhas, que causam um efeito maravilhoso podendo ser de uma única cor ou colorido.
1º passo – As unhas podem ser feitas normalmente.
2º passo – Para garantir maior fixação do esmalte aplique uma fina camada de base antes.
3º passo – Escolha a cor esmalte que mais gosta e passe duas camadas sobre as unhas até ter um perfeita cobertura.
4º passo – Com um palito e algodão retire os excessos, fazendo todo o acabamento das unhas.
5º passo – Quando o esmalte ainda estiver molhado, jogue as bolinhas por cima da unha pressionando levemente para garantir maior fixação.
6º passo – Jogue quantas vezes achar necessário para que toda unha fique preenchida pelas bolinhas.
7º passo – Para aumentar a durabilidade, aplique uma fina camada de extra brilho e está pronto.

Unhas de jornal passo a passo

Unhas de jornal
Se você gosta de estar com as unhas bem feitas e de forma diferente, as unhas de jornal estão sendo uma das mais pedidas nos salões.
1º passo – Primeiro passo prepare as unhas como de costume.
2º passo – Escolha um esmalte da cor que desejar a aplique sobre as unhas. Para ficar semelhante a um jornal, escolha a cor cinza.
3º passo – Retire todos os excessos e espere secar muito bem.
4º passo – Enquanto isso recorte pequenos quadrados de jornal ou revista que tenha em casa, para poder aplicar com mais facilidade sobre as unhas.
5º passo – Pegue um potinho comum em casa e coloque uma quantidade de álcool comum em que consiga mergulhar o dedo.
6º passo – Quando o esmalte estiver bem seco, mergulhe o dedo sobre o álcool por aproximadamente 10 segundos e retire.
7º passo – Imediatamente coloque o pedaço de jornal sobre as unhas e pressione levemente por 20 segundo e depois retire com cuidados.
8º passo – Para garantir maior durabilidade aplique uma camada de extra brilho e está pronta.

Unhas decoradas no método da água

Unhas marmorizadas
As unhas decoradas no método da água ou conhecidas como marmorizadas, proporcionam um efeito maravilhoso nas unhas com desenhos exclusivos.
1º passo – Faça as unhas como tem costume.
2º passo – Passe apenas uma base incolor sobre as unhas, ou escolha um esmalte de sua preferência e aplique duas camadas para uma cobertura perfeita.
3º passo – Não há necessidade de tirar o excesso, já que depois terá que tirar aquele que restar após tirar as unhas da água.
4º passo – Em um potinho coloque água fria e vá pingando as gotas de esmalte uma dentro da outra. Devido a água gelada as gotas se abrem dentro da água, assim pode colocar várias cores.
5º passo – Com um palito de unha vá mexendo cuidadosamente para conseguir um formato, lembre-se de limpar sempre a ponta do palito para não estragar seu desenho.
6º passo – Depois de formar o desenho com o palito mergulhe as unhas e com o palito retire os excessos grandes ainda dentro da água. Se preferir coloque uma fita adesiva envolta do dedo ante de mergulhar, que pode facilitar.
7º passo – Limpe todos os excessos dos esmaltes cuidadosamente e passe uma camada de extra brilho e suas unhas estão prontas.

Unhas de oncinha passo a passo

Unhas de oncinha
As estampas de oncinha estão com tudo nessa estação e as unhas de onça não podem ficar de fora dessa grande tendência.
1º passo – Tire as cutículas, lixe e corte as unhas como de costume.
2º passo – Passe uma base incolor em seguida passe a cor de sua preferência.
3º passo – Retire os excessos e deixe secar muito bem antes de fazer os desenhos.
4º passo – Coloque um pouco de esmalte marrom em uma tampa, para facilitar.
5º passo – Com o auxílio de um palito faça pequenas bolinhas nas unhas que desejar.
6º passo – Após as manchinhas estiverem secas, pegue um pincel com as cercas finas e passe sobre o esmalte preto contornando essas bolinhas.
7º passo – Para criar um efeito legal é interessante que as pintinhas sejam de tamanhos diferentes causando a impressão da estampa de oncinha.
8º passo – Faça esse procedimento em todas as unhas ou em apenas uma e finalize com uma camada de extra brilho ou base incolor.

Saiba como a cronobiologia pode ajudar a emagrecer.

Sabe aquela vontade de comer algo depois do jantar, lá diante da televisão? A única coisa desejável, claro, é o sorvete que está no freezer ou a barra de chocolate que você escondeu na despensa. Não resistindo, você se sente satisfeito só até lembrar que cairá na cama em seguida... Se identificou? Pois é, o fato é que a mesma quantidade de calorias ingeridas pela manhã e à noite produzem efeitos distintos no seu organismo: a ingestão noturna ocasiona mais aumento de peso. Segundo o especialista em Fisiologia Humana, Luiz Menna Barreto, professor da Universidade de São Paulo (USP), “Essa foi uma das principais descobertas realizadas pela Cronobiologia, ramo da ciência que estuda a organização temporal dos seres vivos”. Essa ciência é capaz de avaliar o ritmo biológico até dos humanos. “A questão de aproveitar melhor os nutrientes está ligada ao tipo cronobiológico de cada pessoa: matutina (requer mais energia no período da manhã), vespertina (à noite) ou mista (razoavelmente indiferente)”, explica Antônio Elias, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). O ideal é adequar o nosso ritmo de vida, de trabalho, de atividade física e alimentar ao nosso biorritmo.

Como um reloginho

Na década de 1960, a partir de estudos realizados pelo Prof. Franz Halberg, na Universidade de Minessota (EUA), foi criado o termo “relógio biológico”. Desde então, pesquisadores vêm tentando decifrar qual é o ritmo das funções biológicas. Mais recentemente uma pesquisa feita no Hospital Feminino de Boston (EUA), concluiu que quem come melhor pela manhã perde mais peso do que quem prefere comer mais à noite. Mas... e quanto aos benefícios de cada alimento? Será que essa regra é a mesma? Segundo os especialistas, sim! É possível otimizar nossa alimentação para fins específicos de saúde. De maneira geral, de manhã o nosso metabolismo está mais ativo e o corpo consegue gastar mais rapidamente ao longo do dia as calorias ingeridas. À noite, a velocidade do metabolismo vai diminuindo, pois o corpo precisa relaxar para dormir. Quem come mais no final do dia, além de armazenar as respectivas calorias, ainda impede a produção de diversos hormônios pela presença de alguns nutrientes no sangue. “Por exemplo, o GH, hormônio de crescimento e emagrecimento, tem ação inibida quando consumimos carboidratos simples”, alerta Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP).
ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES
A cronobiologia já mostrou também que a maneira de absorção de nutrientes pelo corpo é igual independente do horário em que são ingeridos. Porém, eles são melhores aproveitados quando o metabolismo está 100% ativo, ou seja, durante o dia — principalmente de manhã. “Alimentos ricos em carboidrato e gordura diminuem o ritmo do metabolismo, são desaceleradores. E há os alimentos energéticos e termogênicos, que ajudam nosso metabolismo a aumentar sua velocidade, como a pimenta, o guaraná e o açaí”, exemplifica Paula. De acordo com a nutricionista, comer de três em três horas alimentos ricos em fibras ajuda a equilibrar o metabolismo durante todo o dia, facilitando o processo digestivo e a absorção de nutrientes. É importante lembrar que a cronobiologia não é uma solução milagrosa. Ela só trará resultados se for aliada a uma alimentação saudável e equilibrada. É assim que você potencializa os benefícios e diminui os possíveis malefícios de cada alimento.

A hora certa para você

Listamos os alimentos mais cobiçados pela maioria das pessoas e indicamos o melhor horário para serem consumidos.

A qualquer hora

Sucos: o corpo recebe muito bem sempre. Prefira acompanhá-lo com alguma fibra, com  linhaça ou granola, para auxiliar na digestão.

Laticínios: não há restrições, pois o corpo absorve bem em qualquer horário.

Pela manhã

Pão: oferece energia para o corpo gastar durante o dia

Biscoitos: entre refeições é uma ótima maneira. de recarregar as energias, mas sem exageros.

Castanhas: a queima de suas calorias poderá ser feita ao longo do dia.
Na hora do almoço

Massas: para queimar energia do carboidrato ao longo do dia

Após almoço/jantar

Doces: para não absorver açúcar muito rápido e não engordar.

Refrigerantes: o ideal é consumir pouco. Ao ingerir depois da refeição o corpo não absorve o açúcar muito rápido e tem tempo de
 consumir suas calorias.

Alcoólicos: o consumo moderado não sobrecarrega o corpo e você usufrui do efeito que favorece a saúde cardiovascular. Carnes: no jantar, prefira as carnes magras para evitar o acúmulo de gordura.