sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sete passos para ter um rosto bem cuidado!

Descubra como aumentar o poder de ação dos cosméticos para o rosto com cuidados básicos e truques sugeridos pelos experts. Coloque-os em prática e sinta a diferença na própria pele




O filtro solar é sempre o último cosmético a ser aplicado
Foto: Getty Images
Para esbanjar um rosto perfeito não basta só investir uma boa quantia naquele produto bacana. Seguir uma rotina de cuidados diários e lançar mão de alguns truques é muito importante para aumentar o poder de ação dos cosméticos e esbanjar uma cútis invejável. Siga os setes passos abaixo e pronto!

1. Esfolie e abra o caminho

Para proteger o organismo de qualquer substância, a pele conta com a camada córnea, uma estrutura externa mais rígida. "Esse conjunto de células tem um poder de renovação muito grande, mas, sem cuidados, pode se tornar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos do creme", explica Marcela Studart, dermatologista do Rio de Janeiro. Para facilitar a permeabilidade, é necessário fazer uma esfoliação que remove as células mortas.
Érica Monteiro, dermatologista de São Paulo, explica que o processo pode ser físico, com sabonetes abrasivos à base de sementes ou microesferas de polietileno, ou químico, com ácidos, como o salicílico, o glicólico ou o láctico. "A escolha vai depender do tipo de pele. Para as oleosas e com poros obstruídos, indico o químico para lavar o rosto diariamente. Já quem tem pele sensível ou seca deve usar apenas o físico uma vez na semana", fala.

2. Aposte em limpeza e tonificação

Antes de aplicar qualquer cosmético anti-idade, existem dois cuidados que não devem ser esquecidos: a limpeza e a tonificação! O primeiro serve para tirar o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura (e não raro de sujeira, poluição...) sobre a pele, dificultando que os ativos dos cremes penetrem. Comece sempre a sua rotina de beleza retirando resíduos - se passou maquiagem, o demaquiante é mais que obrigatório. "Depois dele, o correto é usar um sabonete indicado para o seu tipo e recorrer a um tônico para regular o pH fisiológico, indicador que mantém a pele em equilíbrio e, assim, otimiza o resultado do creme", explica Jardis Volpi, dermatologista de São Paulo.

3. Acerte a ordem

Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do filtro solar, anote a sequência correta:
1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.
2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.
3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento - seja um creme clareador à base de hidroquinona, um ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.
4. Por fim, o filtro solar. "Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor", explica Érica Monteiro. Só então, é hora de usar a maquiagem.

4. Use na hora certa

Existe uma ciência, a cronobiologia, que estuda apenas a relação dos horários do dia com a produção de hormônios pelo organismo. O objetivo é determinar os melhores momentos para aplicar determinados ativos. "O processo de renovação celular, por exemplo, acontece durante à noite, portanto, guarde os cremes nutritivos e reparadores para o seu período de sono", explica Jardis Volpi. Durante o dia, quando há picos de hormônios relacionados à oleosidade, ele indica o uso de produtos mais leves, como o sérum ou gel-creme ricos em antioxidantes (vitamina C, chá verde, ácido elágico).

5. Faça uma pequena pausa

O tempo também é um fator importante para se respeitar entre cada cosmético aplicado. "Antes, recomendava-se esperar cerca de 20 minutos entre um e outro, mas isso é irreal. Com as novas tecnologias que facilitam a absorção, um ou dois minutinhos de pausa entre cada creme é o suficiente", fala Marcela Studart. Vive com pressa? Intercale a aplicação com outra tarefa. Passou o hidratante? Pausa para escovar os dentes! Aplicou o filtro solar? Termine de se vestir antes de fazer a maquiagem.

6. Esquente o clima

Um dos truques das esteticistas para abrir os poros e aumentar a penetração dos produtos é usar o calor. "Mas, cuidado: a água quente direto no rosto pode agredir a pele, causando ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, aumentando a oleosidade", alerta Vilma Natividade, esteticista de São Paulo. A solução, então, é apostar em água morna para lavar a pele ou aproveitar o vapor do banheiro logo após aquela ducha.

7. Vá pelo melhor caminho

Espalhar o creme no mesmo sentido da drenagem linfática (sim, facial!) faz toda a diferença: estimula a microcirculação, melhora a penetração dos ativos do cosmético, diminui inchaço ao redor do olhos e ajuda a dar um efeito lifting. Veja o passo a passo sugerido por Roseli Siqueira, cosmetóloga de São Paulo.
1. Comece pela área dos olhos. Aplique o creme sem fazer pressão, pois nesse local a pele é fina e delicada. Use o dedo médio e dê leves batidinhas do canto interno em direção ao externo.
2. Na testa, faça uma pressão com os dedos médio e indicador entre as sobrancelhas, levando o produto em direção ao topo da cabeça. Depois, desça acompanhando as têmporas e fazendo leve pressão com os dedos.
3. Na face, espalhe o creme do centro para as extremidades e para cima em direção às orelhas, também fazendo uma leve pressão
.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sobre o suicídio, por H.L. Mencken ( um grande ateu)

O número de suicídios está aumentando, disse-me outro dia um inteligente papa-defuntos. Sem dúvida, uma boa notícia para a sua profissão, combalida ultimamente pelos progressos da medicina e quase tanto pela feroz competição em suas próprias fileiras. É também uma boa notícia para aqueles românticos otimistas que gostam de acreditar que a espécie humana é capaz de atos racionais. O que poderia ser mais lógico do que o suicídio? O que poderia ser mais despropositado do que continuar vivo? No entanto, todos nos agarramos à vida com desesperada devoção, mesmo quando o que resta dela é palpavelmente frágil e cheio de agonia. Metade do tempo dos médicos é desperdiçado bombeando vida em cacos humanos, que não têm nenhuma razão inteligível para continuar vivendo, assim como uma vaca tem para continuar dando leite.
Em parte, este frenesi absurdo tem suas origens na imaginação humana ou, como poderia ser chamada mais poeticamente, na razão humana. O homem, tendo adquirido a alta capacidade de visualizar a morte, visualiza-a como algo doloroso e horrível. Claro que ela é raramente assim. Os estágios anteriores a ela podem até ser dolorosos (embora nem sempre), mas a morte em si parece desprovida de sensação, seja física ou psíquica. O candidato, finalmente defrontando-a, simplesmente perde suas faculdades. Não lhe dói mais do que doeria num micróbio. O horrível, assim como o doloroso, não fazem parte dela. É até mais provável que ela revele elementos do grotesco. Falo, é claro, da morte natural. Já o suicídio é nitidamente mais desagradável, até porque há alguma incerteza a seu respeito. O candidato hesita em se matar com um tiro porque teme, com alguma razão, errar o tiro e apenas se ferir. O tiro, além disso, juntamente com outras formas de produzir o êxodo artificial, envolve uma espécie de afronta à sua dignidade: certamente vai provocar uma lambança. Mas parece-me que aquela objeção tende a desaparecer com o progresso da ciência. Métodos mais fáceis, seguros e higiênicos para se partir desta vida serão inventados. Alguns, na verdade, já são conhecidos e isto talvez explique o aumento no número de suicídios, tão satisfatórios para meu amigo papa-defuntos.
Passo por cima das objeções teológicas à autodestruição por serem muito sofísticas para merecerem resposta séria. Desde o começo, o cristianismo pintou a vida na terra como algo tão triste e vazio que seu valor tornou-se indistinguível do de uma merdinha. Então, para que aferrar-se a ela? Simplesmente porque sua inutilidade e dissabores são partes da vontade do Criador, cujo amor por Suas criaturas consiste curiosamente em torturá-las. Se elas se revoltam neste mundo, serão torturadas um milhão de vezes mais no próximo. Apresento este argumento como um típico espécime de raciocínio teológico e passo a outros temas mais importantes. Especificamente, à minha tese original: a de que é difícil, senão impossível, descobrir qualquer razão lógica ou probatória, que não se desmascare instantaneamente como cheia de falácias, para se continuar vivo. A sabedoria universal do mundo já concluiu há muito tempo que a vida é uma maldição. Consulte um filósofo proverbial de qualquer raça e você o verá falando da futilidade da batalha mundana. A antecipação é melhor do que a realização. O desapontamento é o quinhão da humanidade. Nascemos na dor e morremos no sofrimento. O homem feliz morreu quarta-feira. Fulano finalmente descansou. Etc., etc. Eu poderia estender esta lista por páginas e páginas. Se você despreza a sabedoria popular, dê uma espiada no seu Shakespeare: suas peças escorrem um pessimismo de ponta a ponta. Se há uma ideia geral nelas, é a de que a existência humana é uma penosa futilidade, apagável como uma vela.
No entanto, nos atrelamos a ela de uma maneira atabalhoadamente fisiológica — ou, para ser mais preciso, patológica — e até tentamos recheá-la com pomposas cantilenas. Todos os homens verdadeiramente sensíveis lutam poderosamente pela distinção e pelo poder, i.e., pelo respeito e inveja de seus semelhantes, i.e., pela admiração de uma interminável série de carcaças portando aminoácidos em rápida desintegração. E para quê? Se eu soubesse, certamente não estaria escrevendo livros neste infernal verão americano; estaria exposto numa sala de cristal e ouro, e as pessoas pagariam 10 dólares para me contemplar através de buraquinhos. Mas, embora o mistério central permaneça, talvez seja possível investigar os sintomas mais superficiais de algum lucro. Ofereço-me, por exemplo, como um animal de laboratório. Para que trabalhei tanto, durante anos e anos, buscando desesperadamente chegar a alguma coisa que continua impenetrável para mim até hoje? Será por que desejo dinheiro? Asneira! Não me lembro de tê-lo desejado por um único instante: sempre achei fácil ganhar o quanto quisesse. Será então porque estou à cata de notoriedade? Mais uma vez, a resposta é não. Não gosto que estranhos me deem atenção e evito-os o mais que posso. Então, será uma vontade irresistível de fazer o bem? Ah, ah! Se estou convencido de alguma coisa é a de que fazer o bem é de mau gosto.
Houve tempo em que imaginei que os homens trabalhavam em resposta a uma vaga necessidade interior de se exprimir. Mas aquela era provavelmente uma teoria capenga, porque muitos dos homens que mais trabalhavam não têm nada a dizer. Uma hipótese mais plausível começa a brotar agora: os homens trabalham apenas para escapar à deprimente agonia de contemplar a vida — e seu trabalho, assim como o seu ócio, é uma comédia-pastelão, que só lhes serve para que eles escapem da realidade. Tanto o trabalho como o ócio, normalmente, são ilusões. Nenhum deles serve a qualquer propósito sólido e permanente. Mas a vida, despida dessas ilusões, torna-se logo insuportável. O homem não consegue ficar de mãos abanando, contemplando o seu destino neste mundo, sem ficar desvairado. Por isto inventa formas de tirar sua mente deste horror. Trabalha, diverte-se. Acumula aquele grotesco nada, chamado propriedade. Persegue aquela piscadela esquiva da fama. Constitui uma família e dissemina a sua maldição sobre ela. E, todo o tempo, a coisa que o move é o desejo de se perder de si mesmo, de se esquecer de si mesmo e de escapar à tragicomédia que é ele próprio. Fundamentalmente, a vida não vale a pena ser vivida. Assim, ele cria artificialidades para fazê-la parecer que vale. E também por isto erige uma espalhafatosa estrutura para esconder o fato de que ela não vale.
Talvez esta conversa de agonias e tragicomédias possa desviar a atenção do leitor. O fato básico sobre a existência humana não é o de que seja uma tragédia, mas o de que é uma chatice. Não é tanto uma guerra, mas uma permanente posição de sentido. A objeção a ela não é a de que seja predominantemente penosa, mas a de que lhe falta sentido. O que a espécie terá pela frente? Os próprios teólogos não conseguem ver nada, exceto um vazio cinzento com alguns fogos de artifício irracionais no fim. Mas existe uma coisa chamada progresso humano. É verdade. É o progresso que permite a um homicida sair da casa de detenção para a cadeia, e da cadeia para a cela da morte. Toda geração experimenta o mesmo intolerável fastio.
Falo como um daqueles de quem se poderia dizer, estatisticamente, que levou uma vida feliz. Trabalho até dizer chega, mas o trabalho é mais agradável para mim do que qualquer coisa que eu possa imaginar. Não tenho consciência de quaisquer desejos arrebatadores e inatingíveis. Não quero ter nada que não possa ter. Mas fico firme em minha conclusão, às portas da senilidade, que tudo não passa de uma grandiosa futilidade e nem ao menos é divertida. O fim é sempre a vanglória, geralmente sórdida e sem o mínimo toque de nobreza do patético. Os medíocres continuam. Neles repousa o segredo do que se chama contentamento, i.e., a capacidade de deixar o suicídio para o dia seguinte. Eles próprios não têm significado, mas, pelo menos, oferecem uma saída para escapar da paralisante realidade. O objetivo central da vida é simular a extinção. Berramos demais contra a grandiloquência errada.

Écharpes, Lenços, pashminas: sabendo usar, é muito elegante!

Seja em dias frios ou quentes, todo mundo saber que um lenço ou echarpe dá todo um up no nosso look, certo? Dependendo da ocasião e do jeito de amarrá-lo, a gente cria um interesse a mais na roupa, além de nos sentirmos mais quentinhas em momentos cruciais, como no cineminha, num restaurante ao ar livre, no trabalho, etc. 
Mas, você sabe a diferença entre todos eles? E a forma certa de amarrar? São muitos jeitos e cada um mais lindo que o outro. Então, vamos aprender como ficar ainda com mais estilo:`

1. Pashmina: A pashmina é um tipo de cachecol. Na verdade, o que a difere é apenas o material, podendo ser 100% Cashmere ou combinações de Cashmere com Seda, Viscose ou tecidos em acrílico. Uma peça de pashmina pura é mais cara porque é feita de pêlos de cabra da região de Caxemira entre a Índia e o Paquistão. Pode ser usada na verão ou inverno, tanto nas costas, no pescoço ou nos braços, como também para dar um charme especial às bolsas;

2. Cachecol: Ele é feito de tricô ou crochê e tem a forma de uma faixa, estrito, retangular e comprido. É mais indicado para dias bem frios. O jeito mais clássico de usá-lo é o conhecido nó de gravata. Os homens ficam super charmosos com um cachecol no inverno;

3. Estola: Ela é uma faixa larga que tem formato retangular, usada em volta dos ombros. Mais usada para eventos sofisticados. Só não vale usar estola de pele de animais verdadeiros, por favor (# o Greenpeace agradece!);

4. Echarpe: É um pedaço de tecido retangular e comprido, normalmente leve, feito de seda, cetim, crepe, musselina ou algodão. Por ser feita de um tecido leve, fica ótima ao redor do pescoço ou colo. Serve tanto para dias frios ou quentes para dar uma sofisticada no visual e aquecer:

5. Xale: Esse todo mundo conhece. É aquele velho adereço quadrado usado sobre os ombros, de forma diagonal. Se feito de tecidos mais pesados, fica ótimo no inverno. De tecidos mais leves, pode até envolver todo o corpo e ser usado no verão. Muito já se usou xales em festas de casamento, mas hoje caiu um pouco em desuso;

6. Lenço: Ele pode ser grande, pequeno ou médio, de vários tecidos e, geralmente, em forma de quadrado. Esse item aqui é indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher, porque pode ser usado de diferentes formas: amarrado na bolsa, no cabelo, no pescoço, na cintura, etc.
Agora, veja essas figuras de como usá-los, você vai se surpreender com as infinitas possibilidades:




sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Transtornos alimentares.- Cuidado!


 

A anorexia é um transtorno alimentar que é caracterizado por uma perda deliberada do peso e principalmente por um pavor enorme de engordar mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre deste distúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo. É uma doença muito grave, e muitas vezes mortal apelidada de Ana pelas anoréxicas ou anorécticas, que mata aos poucos, silenciosamente, na maioria das vezes atinge jovens de 15 a 25 anos, que ao entrarem desta dieta mortal para atingirem o corpo perfeito, acabam afetando o seu metabolismo e seu crescimento, pois é nesta faixa que o corpo se desenvolve para entrar na fase adulta.Estas jovens consideram a doença como sua única amiga, e seguem fervorosamente uma dieta brutal, às vezes ficam dias sem comer.

BULIMIA


Assim como na anorexia, a bulimia é uma síndrome causada por vários fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais, porém a doença é o contrario da anorexia pois as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos se tornando compulsiva, e depois, utilizam métodos compensatórios, como vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios acentuados como forma de evitar o ganho de peso pelo medo de engordar, mas diferente da anorexia, na bulimia não há perda de peso, assim dificultando a detecção da doença. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens em torno de 17 anos, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade essas pessoas têm vergonha de seus sintomas, evitam comer em público e evitam lugares onde precisam mostrar o corpo. À medida que a doença vai se desenvolvendo, essas pessoas só se interessam por assuntos relacionados à comida, peso e forma corporal.

VIGOREXIA


Os transtornos alimentares não se dão apenas em um corpo magro, mas também em busca de um corpo em forma,musculoso. A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno ficam horas malhando,muitos deles nas academias ,lugares preferidos para a malhação. Passam horas exercitando-se e constantemente medindo sua musculatura para verificar se já obtiveram resultados. Apesar de tantas horas de exercícios ''pesados'',ainda sim se consideram magros e fracos.Uma das respostas para esse exagero é que os portadores desse transtorno têm “incoformidade” com seu corpo.Em casos que o desejo por um corpo perfeito é tanto que os vigorexos apelam para os esteróides anabolizantes, que prejudicam a saúde.A causa do uso dos anabolizantes pelos vigoréxicos é que eles possuem a função de manter as características masculinas e ele aumenta a síntese protéica e assim aumenta a massa muscular do corpo . Esta doença é mais comum nos homens ,mas também há casos em mulheres

CONCLUSÃO

Uma diminuição na ênfase da aparência física, tanto no aspecto cultural como familiar, praticas regulares de exercícios, alimentação saudável, pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros; informações sobre esses problemase suas consequências, pois é muito importante fornecer informações a respeito de regimes rigorosos para obtenção de uma silhueta "ideal", já que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.

VAI PASSAR!!!

Meus queridos amigos, hoje estava escutando uma música do Chico Buarque, composta nos anos 70, e descobri que ela está atualíssima, chama-se Vai passar e tem um trecho que diz: "Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações". Vejam que verdade! Se puderem escutem, é ótima como toda composição do Chico.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Unhas decoradas.

Unhas decoradas passo a passo

Hoje ficou mais fácil fazer as unhas decoradas, pois os adesivos podem ser encontrados em lojas de cosméticos facilitando a aplicação em casa, você também pode optar pelos kits de carimbo que faz qualquer desenho de forma muito simples.

Além dos adesivos comprados, podemos confeccionar os próprios adesivos e desenhos de unhas em uma caixinha de leite. Basta usar a parte dentro aplicando pequenas camadas de base, deixe secar, faça os desenhos e aplique mais uma fina camada de base e está pronto.


Unhas decoradas de vaquinha passo a passo

Neste passo a passo simples vamos ensinar a fazer as famosas unhas de vaquinha.
Unha de vaquinha
1º passo – Faça as unhas normalmente tirando as cutículas, lixando e cortando como está habituada a usar.
2º passo – Nas unhas aplique uma fina cama de base para proteger as unhas. Em seguida passe as camadas de esmalte branco deixando a cobertura perfeita e espere secar.
3º passo – Com um pincel e tinta preta faça um círculo achatado na ponta das unhas para fazer o focinho da vaca. Na parte de dentro pinte de rosa claro e faça dois pontinhos.
4º passo – Ainda com a tinta preta faça um grande círculo para ser a cabeça da vaca. Inicie as orelhinhas fazendo o desenho semelhante a uma folhinha.
5º passo – Faça os olhos um pouco maiores e, para dar um charme a mais, faça cílios. Dentro das bolinhas pretas dos olhos, faça dois pontinhos brancos.
6º passo – Para finalizar faça uma pequena manchinha na cabeça.

Francesinha simples passo a passo

As unhas francesinhas ainda são as favoritas das mulheres, veja como fazer em casa. Além do branco tradicional você pode optar por outras cores.
Francesinha simples
1º passo – Faça as unhas como habitual.
2º passo – Aplique uma fina camada de base para proteger as unhas.
3º passo – Passe um esmalte branco (renda) bem clarinho para fazer o fundo.
4º passo – Pegue um esmalte branco e passe sobre o dedo polegar, posicione o dedo sobre a ponta das unhas e vá deslizando fazendo o formato da sua unha.
5º passo – Faça isso em todas as unhas e espere alguns minutinhos para secar.
6º passo – Depois aplique mais uma camada bem fina do esmalte claro para fixar melhor sua francesinha.
7º passo – Suas unhas estão prontas. Se preferir passe uma camada de extra brilho.

Unhas de pelúcia passo a passo

Unha de pelúcia
As unhas de camurça ou pelúcia estão fazendo sucesso com as mulheres, já que elas podem ser coloridas, feitas em todas ou apenas em uma unha.
1º passo – Se fizer em casa faça como tem costume.
2º passo – Passe uma fina camada de base sobre as unhas para proteger.
3º passo – Escolha uma cor de esmalte que goste, podendo ser clara ou escura e tire o excesso com o auxílio de um palito e algodão.
4º passo – Selecione o pó de flocagem que deseja aplicar sobre as unhas e coloque um pouco sobre um recipiente e prepare as unhas.
5º passo – O pó pode ser aplicado em todas ou apenas em uma unha, ou até mesmo em forma de francesinha que fica um charme.
6º passo – Depois do esmalte já seco passe uma camada de base sobre a unha que vai colocar o pó, com a base ainda molhada jogue o pó sobre a unha e pressione levemente.
7º passo – Repita o procedimento até que toda unha fique completamente coberta pelo pó de flocagem, garantindo a fixação.
8º passo – Pegue um pincel velho de maquiagem e passe em volta da unha tirando o excesso e está pronta sua unha.

Unhas de caviar passo a passo

Unhas de caviar
As unhas de caviar são feitas com pequenas bolinhas especiais para unhas, que causam um efeito maravilhoso podendo ser de uma única cor ou colorido.
1º passo – As unhas podem ser feitas normalmente.
2º passo – Para garantir maior fixação do esmalte aplique uma fina camada de base antes.
3º passo – Escolha a cor esmalte que mais gosta e passe duas camadas sobre as unhas até ter um perfeita cobertura.
4º passo – Com um palito e algodão retire os excessos, fazendo todo o acabamento das unhas.
5º passo – Quando o esmalte ainda estiver molhado, jogue as bolinhas por cima da unha pressionando levemente para garantir maior fixação.
6º passo – Jogue quantas vezes achar necessário para que toda unha fique preenchida pelas bolinhas.
7º passo – Para aumentar a durabilidade, aplique uma fina camada de extra brilho e está pronto.

Unhas de jornal passo a passo

Unhas de jornal
Se você gosta de estar com as unhas bem feitas e de forma diferente, as unhas de jornal estão sendo uma das mais pedidas nos salões.
1º passo – Primeiro passo prepare as unhas como de costume.
2º passo – Escolha um esmalte da cor que desejar a aplique sobre as unhas. Para ficar semelhante a um jornal, escolha a cor cinza.
3º passo – Retire todos os excessos e espere secar muito bem.
4º passo – Enquanto isso recorte pequenos quadrados de jornal ou revista que tenha em casa, para poder aplicar com mais facilidade sobre as unhas.
5º passo – Pegue um potinho comum em casa e coloque uma quantidade de álcool comum em que consiga mergulhar o dedo.
6º passo – Quando o esmalte estiver bem seco, mergulhe o dedo sobre o álcool por aproximadamente 10 segundos e retire.
7º passo – Imediatamente coloque o pedaço de jornal sobre as unhas e pressione levemente por 20 segundo e depois retire com cuidados.
8º passo – Para garantir maior durabilidade aplique uma camada de extra brilho e está pronta.

Unhas decoradas no método da água

Unhas marmorizadas
As unhas decoradas no método da água ou conhecidas como marmorizadas, proporcionam um efeito maravilhoso nas unhas com desenhos exclusivos.
1º passo – Faça as unhas como tem costume.
2º passo – Passe apenas uma base incolor sobre as unhas, ou escolha um esmalte de sua preferência e aplique duas camadas para uma cobertura perfeita.
3º passo – Não há necessidade de tirar o excesso, já que depois terá que tirar aquele que restar após tirar as unhas da água.
4º passo – Em um potinho coloque água fria e vá pingando as gotas de esmalte uma dentro da outra. Devido a água gelada as gotas se abrem dentro da água, assim pode colocar várias cores.
5º passo – Com um palito de unha vá mexendo cuidadosamente para conseguir um formato, lembre-se de limpar sempre a ponta do palito para não estragar seu desenho.
6º passo – Depois de formar o desenho com o palito mergulhe as unhas e com o palito retire os excessos grandes ainda dentro da água. Se preferir coloque uma fita adesiva envolta do dedo ante de mergulhar, que pode facilitar.
7º passo – Limpe todos os excessos dos esmaltes cuidadosamente e passe uma camada de extra brilho e suas unhas estão prontas.

Unhas de oncinha passo a passo

Unhas de oncinha
As estampas de oncinha estão com tudo nessa estação e as unhas de onça não podem ficar de fora dessa grande tendência.
1º passo – Tire as cutículas, lixe e corte as unhas como de costume.
2º passo – Passe uma base incolor em seguida passe a cor de sua preferência.
3º passo – Retire os excessos e deixe secar muito bem antes de fazer os desenhos.
4º passo – Coloque um pouco de esmalte marrom em uma tampa, para facilitar.
5º passo – Com o auxílio de um palito faça pequenas bolinhas nas unhas que desejar.
6º passo – Após as manchinhas estiverem secas, pegue um pincel com as cercas finas e passe sobre o esmalte preto contornando essas bolinhas.
7º passo – Para criar um efeito legal é interessante que as pintinhas sejam de tamanhos diferentes causando a impressão da estampa de oncinha.
8º passo – Faça esse procedimento em todas as unhas ou em apenas uma e finalize com uma camada de extra brilho ou base incolor.

Saiba como a cronobiologia pode ajudar a emagrecer.

Sabe aquela vontade de comer algo depois do jantar, lá diante da televisão? A única coisa desejável, claro, é o sorvete que está no freezer ou a barra de chocolate que você escondeu na despensa. Não resistindo, você se sente satisfeito só até lembrar que cairá na cama em seguida... Se identificou? Pois é, o fato é que a mesma quantidade de calorias ingeridas pela manhã e à noite produzem efeitos distintos no seu organismo: a ingestão noturna ocasiona mais aumento de peso. Segundo o especialista em Fisiologia Humana, Luiz Menna Barreto, professor da Universidade de São Paulo (USP), “Essa foi uma das principais descobertas realizadas pela Cronobiologia, ramo da ciência que estuda a organização temporal dos seres vivos”. Essa ciência é capaz de avaliar o ritmo biológico até dos humanos. “A questão de aproveitar melhor os nutrientes está ligada ao tipo cronobiológico de cada pessoa: matutina (requer mais energia no período da manhã), vespertina (à noite) ou mista (razoavelmente indiferente)”, explica Antônio Elias, médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). O ideal é adequar o nosso ritmo de vida, de trabalho, de atividade física e alimentar ao nosso biorritmo.

Como um reloginho

Na década de 1960, a partir de estudos realizados pelo Prof. Franz Halberg, na Universidade de Minessota (EUA), foi criado o termo “relógio biológico”. Desde então, pesquisadores vêm tentando decifrar qual é o ritmo das funções biológicas. Mais recentemente uma pesquisa feita no Hospital Feminino de Boston (EUA), concluiu que quem come melhor pela manhã perde mais peso do que quem prefere comer mais à noite. Mas... e quanto aos benefícios de cada alimento? Será que essa regra é a mesma? Segundo os especialistas, sim! É possível otimizar nossa alimentação para fins específicos de saúde. De maneira geral, de manhã o nosso metabolismo está mais ativo e o corpo consegue gastar mais rapidamente ao longo do dia as calorias ingeridas. À noite, a velocidade do metabolismo vai diminuindo, pois o corpo precisa relaxar para dormir. Quem come mais no final do dia, além de armazenar as respectivas calorias, ainda impede a produção de diversos hormônios pela presença de alguns nutrientes no sangue. “Por exemplo, o GH, hormônio de crescimento e emagrecimento, tem ação inibida quando consumimos carboidratos simples”, alerta Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP).
ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES
A cronobiologia já mostrou também que a maneira de absorção de nutrientes pelo corpo é igual independente do horário em que são ingeridos. Porém, eles são melhores aproveitados quando o metabolismo está 100% ativo, ou seja, durante o dia — principalmente de manhã. “Alimentos ricos em carboidrato e gordura diminuem o ritmo do metabolismo, são desaceleradores. E há os alimentos energéticos e termogênicos, que ajudam nosso metabolismo a aumentar sua velocidade, como a pimenta, o guaraná e o açaí”, exemplifica Paula. De acordo com a nutricionista, comer de três em três horas alimentos ricos em fibras ajuda a equilibrar o metabolismo durante todo o dia, facilitando o processo digestivo e a absorção de nutrientes. É importante lembrar que a cronobiologia não é uma solução milagrosa. Ela só trará resultados se for aliada a uma alimentação saudável e equilibrada. É assim que você potencializa os benefícios e diminui os possíveis malefícios de cada alimento.

A hora certa para você

Listamos os alimentos mais cobiçados pela maioria das pessoas e indicamos o melhor horário para serem consumidos.

A qualquer hora

Sucos: o corpo recebe muito bem sempre. Prefira acompanhá-lo com alguma fibra, com  linhaça ou granola, para auxiliar na digestão.

Laticínios: não há restrições, pois o corpo absorve bem em qualquer horário.

Pela manhã

Pão: oferece energia para o corpo gastar durante o dia

Biscoitos: entre refeições é uma ótima maneira. de recarregar as energias, mas sem exageros.

Castanhas: a queima de suas calorias poderá ser feita ao longo do dia.
Na hora do almoço

Massas: para queimar energia do carboidrato ao longo do dia

Após almoço/jantar

Doces: para não absorver açúcar muito rápido e não engordar.

Refrigerantes: o ideal é consumir pouco. Ao ingerir depois da refeição o corpo não absorve o açúcar muito rápido e tem tempo de
 consumir suas calorias.

Alcoólicos: o consumo moderado não sobrecarrega o corpo e você usufrui do efeito que favorece a saúde cardiovascular. Carnes: no jantar, prefira as carnes magras para evitar o acúmulo de gordura.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Rebelião contra as mentiras oficiais do Brasil.


O que está por trás das rebeliões que estamos testemunhando ao longo de todo o Brasil? Embora várias hipóteses já tenham sido aventadas, creio que, no fundo, estamos vivenciando uma rebelião contra mentiras.  Trata-se de uma rebelião dos jovens contra as mentiras que "aprenderam" em suas escolas, nas universidades e nos meios de comunicação de massa, principalmente na televisão. Embora a juventude provavelmente possua mais instinto do que sabedoria, é fato que ela instintivamente está consciente de que está sendo enganada por aqueles que estão no poder.  Ela não se sente enganada apenas pelo Poder Executivo, mas também pelo Poder Judiciário e pelo Legislativo.  Mais ainda: se sente enganada pelos partidos políticos e, é claro, pelos próprios políticos


Sistema parasítico
 
O sistema político brasileiro é uma gigantesca teia de mentiras e de roubo, e consiste em uma elaborada fraude sistêmica que foi criada para servir aos donos do poder: presidentes e ministros, juízes e vereadores, prefeitos e toda uma vasta gama de "servidores públicos".  Aquelas pessoas que conseguem entrar neste mundo de privilégios adquirem benefícios enormes — e é assim que, até agora, o sistema vem se mantendo.  
Mas todo e qualquer sistema parasítico tem um limite.  Os explorados têm de estar em número maior que o de exploradores.  É sempre necessário que haja uma maioria de pessoas a serem exploradas por uma minoria.  Mas parece que a festa está acabando. A praça de alimentação dos parasitas está se rebelando.
Para entender o que está acontecendo no Brasil agora é preciso ter em mente que este país não sofre os males particulares dos estados modernos.  O Brasil sofre é de uma doença política muita antiga: trata-se de um estado que está sob o domínio de uma classe parasitária.  O paralelo da atual presidente como uma espécie de Maria Antonieta e seu antecessor como uma espécie de Luis XIV é válido.  Como na França daqueles dias, aqueles que estavam no poder (o que inclui o judiciário e grande parte da burocracia pública) foram alimentados por um sistema de impostos horrendos com pouco retorno para o povo.  Este sistema de tributos servia majoritariamente para financiar o esplendor, os privilégios e todo o esbanjamento da corte real (hoje em dia chamada "setor público").
 
Ideologia Brasileira.
 
O brasileiro, desde criança, está exposto a um sistema de doutrinação sistemática, de propaganda de "direitos" e de "consciência social", e foi "educado" para ver o Brasil como um país da democracia, da solidariedade, da inclusão social e da liberdade.  No entanto, a verdade é que os governantes deste país são profundamente autoritários, gananciosos, ávidos por poder e insensíveis ao sofrimento do povo.  
O Brasil tem um sistema de liderança que se destaca em duas áreas: uma grandiosa retórica vazia e uma profunda incompetência prática.  Em parte, o próprio povo brasileiro tem culpa das condições em que se encontra o país, pois o que gerou esta situação foi a sua profunda incapacidade de diferenciar entre a retórica de seus representantes e a desastrosa realidade que eles produzem.  Até este surto de manifestações, o povo brasileiro sempre havia gostosamente adotado uma ilusão de promessas de glória, ignorando completamente o fato de que nada em que os seus governos tocam funciona.
O cinismo dos donos do poder é um perfeito retrato de como é o Brasil de hoje: um país com estradas cheias de buracos no qual o governo afirma que para promover a segurança do trânsito é necessário gastar enormes quantias de dinheiro com a construção de lombadas.  O Brasil de hoje é um país em que os governos gastam montanhas de dinheiro em propagandas contra a dengue enquanto vias públicas são construídas de forma que, depois de uma chuva, a água fica empoçada por dias e semanas.  O Brasil de hoje é um país em que a propaganda oficial do governo prega inclusão social, mas no qual há uma burocracia altamente bem paga que obriga qualquer cidadão, mesmo o mais pobre, a contratar um despachante para resolver o mais ínfimo trâmite oficial.  
O Brasil de hoje é um país em que a propaganda oficial denuncia o "capitalismo", a "globalização" e a "colonização" como sendo as raízes de todos os males.  O colonialismo seria a causa do atraso do Brasil, sendo que a verdade é que o Brasil ganhou sua independência já faz 191 anos. O governo usa o fantasma da "globalização" para doutrinar o povo e insinuar que quase todos os problemas do país são gerados lá fora, pelos "americanos" em particular, sendo que a verdade é que o Brasil faz parte dos países menos globalizados do mundo.  Os livros-textos nas escolas acusam "o capitalismo" por todas as desigualdades do país, sendo que um verdadeiro capitalismo praticamente inexiste no Brasil, uma vez que o país adotou variações perversas do capitalismo, como o capitalismo de estado e o capitalismo de compadres, em que governo e grandes empresas se aliam e se protegem mutuamente e mandam a fatura para o cidadão comum, que inocentemente clama por mais estado como solução para os problemas gerados pelo próprio estado.
 
O Brasil Acordou.
 
Estamos às vésperas de uma revolução no Brasil e tudo indica que estamos vivenciando aquele caso clássico de rebelião contra o estado por causa dos impostos escorchantes que não geram nenhum retorno e por causa de uma burocracia sufocante que asfixia a economia.  A inflação de preços foi apenas o gatilho dos protestos contra a elite política, que se destaca exclusivamente pela arrogância e pela incompetência. Estamos vivenciando uma rebelião do povo contra uma liderança que perdeu todo o resquício de bom senso (se é que já teve um).  Estamos vivenciando uma rebelião contra autoridades que se banham em privilégios como os reis e as rainhas do absolutismo, como a nobreza do passado — uma falsa elite que se destaca apenas por sua incompetência, ignorância e corrupção.  O povo brasileiro começou a acordar para o fato de que o grande obstáculo contra o desenvolvimento socioeconômico do Brasil advém majoritariamente do próprio governo, e não necessariamente do capitalismo e da globalização.
Os brasileiros parecem estar cada vez mais conscientes de que os homens e mulheres que estão no poder são fantasmas que possuem um poder meramente emprestado.  Os donos do poder têm espírito, coração e alma pervertidos, como é perfeitamente observável nas ações e nos pronunciamentos de tais governantes.  Quando o povo renunciar à obediência, o fantasma vai desaparecer.
Para ter sucesso no longo prazo, os rebeldes precisam se libertar da ideologia estatizante.  Eles precisam deixar de gritar por mais estado, porque é justamente esta a instituição que gerou todos os problemas.  Para ter sucesso no longo prazo, os manifestantes precisam encontrar a verdadeira raiz do mal, que é o próprio estado brasileiro — um estado grande demais com uma burocracia gigantesca e um aparelho de justiça ineficiente e insanamente caro.  O famoso "custo Brasil" são os custos destes "poderes". Assim, uma agenda para o avanço do Brasil não precisa conter nada mais do que estas palavras: "Menos estado é melhor".
 
Conclusão.
 
Ainda não se sabe aonde tudo isto vai dar e nem para onde o Brasil vai.  A tentativa dos partidos políticos de usurpar a rebelião fracassou.  O governo se retirou.  A presidente ficou calada.  O governo não tem resposta. Nenhum partido dentre a multidão dos partidos políticos brasileiros tem uma resposta.  Sendo assim, será que poderíamos nos precipitar e dizer que estamos observando pela primeira vez no Brasil uma "revolução libertária", uma revolução em que o povo não grita por mais poder do estado, mas sim por menos nas mãos do governo? Ainda não.  A velha ideologia estatizante ainda não desapareceu.  Os donos do poder ainda estão no quartel-general.  Mas o que está acontecendo no Brasil de hoje é uma tendência mundial.  Os brasileiros sinalizaram querer uma outra forma de estado, um estado no qual não há mais donos do poder que exploram o povo de uma forma ainda pior do que a nobreza do passado.  Resta agora saber canalizar esta motivação para a direção correta.

sábado, 29 de junho de 2013

As modelos gordinhas mais gatas do mundo!

O site Oddee fez uma compilação das dez modelos plus size mais gatas da atualidade. Confira:




10ª. Fluvia Lucerda

9ª. Kate Dillon

8ª. Ashley Graham
7ª. Natalie Laughlin

6ª. Anansa Sims

5ª. Silvia Rho

4ª. Barbara Brickner

3ª. Christina Mendez

2ª. Justine Legault

1ª. Tara Lynn
           
 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

minha opinião.

Caros amigos leitores(as), diante do que vem acontecendo no Brasil, ou seja, manifestações em todos os estados, vê-se sinal de reação da população frente aos abusos que todos temos sofrido nas mãos desse governo irresponsável e medíocre. Vou assinalar uma breve estória da minha vida na época da faculdade em Goiânia, isso em 1980 a 1985, quando eu gostava muito de me envolver em política, (época da ditadura militar), pensando em mudar o mundo, que maravilha de utopia! tudo era muito perigoso, pois os milicos não estavam de brincadeira. O PT nessa época era clandestino e ainda se formando e tínhamos o LULA como o homem que salvaria o Brasil de todas as adversidades, e ele era realmente um guerreiro e também verdadeiro, sofreu muito nas mãos do DOI-CODI, órgão de repressão do governo, que cometia atrocidades com os chamados subversivos( contra a ditadura),Vim acompanhando sua ascensão durante toda a trajetória política, e até votei nele até que ganhasse para presidente, esse foi o meu terrível erro, não preciso dizer mais nada!
Hoje estamos aqui, na pátria de chuteiras, bonito né? sem infra estrutura de saúde, educação, transporte, rodovias....mas com belos estádios de futebol! afinal de contas o povo precisa de circo, de espetáculos, coisa que já vem desde o império romano, nas arenas que alimentavam os leões.
Eu já estava com minhas esperanças por um fio, nesse país, que nem gosto, quando uma luz acendeu fracamente com os protestos que estão gerando resultados positivos.
Eu gosto muito de futebol, mas acho que deve ser um complemento de diversão, quando tudo está no lugar certo, todos estivermos amparados longe da violência e com muita saúde. Só teremos um país de verdade quando aprendermos votar certo, em pessoas idôneas e conscientes da obrigação e do papel público ao gerenciar o dinheiro que pagamos todos os impostos , que é um absurdo de tão altos.
Enfim o perfil da problemática brasileira está aí para quem quiser ver, mas o povo não deve parar de gritar os direitos que são assegurados pela constituição brasileira.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Como fazer acontecer.

A capacidade de fazer acontecer parecer ser, nos dias de hoje, fundamental para o sucesso, seja no trabalho ou na vida; por isso prestem atenção nos passos para um efetivo fazer acontecer:

1- Visualize com detalhes, como se tudo já estivesse realizado. Imagine com detalhes o estado desejado. Essa imagem cristalina é algo que irá naturalmente orientá-lo quanto ao que deve ser feito.
2- Dê rapidamente o primeiro passo. Confie nos lampejos que você tem.
3- Faça tudo de corpo e alma. Não seja morno fazendo só por fazer.
4- Seja otimista. Não deixe influenciar pelos cínicos nem pelos pessimistas.
5- Concentre-se em seus pontos fortes, em vez de se deixar bloquear por eventuais pontos fracos.
6- Decole e vá aperfeiçoando em pleno voo. Planeje o suficiente.
7- Crie condições favoráveis. Procure trabalhar as barreiras positivamente até que elas se enfraqueçam ou desapareçam em vez de tentar atravessá-las à força.
8- Seja natural. Não seja derrotado pelo excesso de esforço. Faça o que tem que ser feito.
9- Pense sempre nos riscos e nas recompensas. Não se deixe imobilizar pelos riscos.
10- Seja transparente. Nem sequer pense desonestamente, pois isso drena sua energia.
11- Seja generoso.
12- Aja sempre numa postura ganha-ganha. Evite a postura de tirar vantagem de tudo.
13- Confie 100% em sua força interior.
14- Busque excelência sempre. O alvo deve ser sempre a perfeição.
15- Chute a acomodação e o imobilismo para longe de você. A capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Postura correta ao sentar.

Posturas Corretas

 
A postura correta para sentar na cadeira evita a dor nas costas e previne sérias lesões na coluna vertebral. Confira nossas 6 dicas para manter a boa postura sentado:
  • Não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. Mas é importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão.
  • Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente;
  • Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna, a lordose deve existir mesmo sentado e ao ser observado lateralmente a coluna deverá formar um suave S;
  • Chegue seus ombros levemente para trás de modo que as escapulas fiquem bem apoiadas no gradil costal;
  • Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;
  • Olhe para o horizonte e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler, se isto for preciso compre um suporte de livros.
A cabeça pesa em média 5 kg e se baixar a cabeça para ler a coluna terá que suportar um peso como se a cabeça pesasse 13 kg, o que pode provocar dor de cabeça, dor nas costas, nos ombros e até mesmo hérnia de disco.
Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente evitando um desgaste de todas as estruturas que nos sustentam.
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gravidez, verdades e mitos.




Ao longo dos nove meses de gestação, a mulher passa por um turbilhão de mudanças físicas e, principalmente, hormonais. O crescimento do feto no interior do útero da mãe altera de maneira evidente a silhueta da gestante e, também, os seios, que começam a ficar mais inchados devido à produção de leite.
As modificações acontecem por causa da alta descarga hormonal que prepara o corpo da mãe para abrigar o feto. São produzidos em grande quantidade os hormônios progesterona, responsável por manter o metabolismo da gravidez, estrogênio, que favorece a dilatação dos vasos e prepara o corpo para o aumento do volume de sangue em veias e artérias, e a prolactina, que deixa as glândulas mamárias aptas para amamentação.
À medida que o bebê cresce na barriga, as taxas hormonais se elevam no organismo da mãe, influenciando as emoções e sentimentos da gestante. Ela fica, então, nesse redemoinho emotivo, mais suscetível ao bombardeio de teorias dos mais supersticiosos, que tentam dar dicas e orientar a futura mãe com nenhuma ou quase nenhuma base científica.
É um tal de “barriga pontuda é sinal de menina”, “grávida têm que comer por dois”, “cerveja preta ajuda a produzir leite”… Mas, segundo o ginecologista e obstetra Dr. Guilherme Fernandes, da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo), muitas dessas teorias não têm fundamentos científicos. Tire suas dúvidas sobre o que é mito, o que é verdade e o que tem uma ponta de verdade.
Se a barriga estiver pontuda, é menina; arredondada, é menino.Mito. Não existe nenhuma influência do sexo do bebê no formato da barriga. “A barriga da mãe cresce conforme anatomia e genética da gestante, sem nenhuma influência do sexo do feto”, explica o Dr. Fernandes.
Mulher grávida não pode fazer sexo.Depende. Se a gestante apresentar sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa (quando a placenta fica na parte inferior do útero, cobrindo o colo do útero), ela está proibida de fazer sexo durante a gravidez. Nesses casos, a prática pode estimular mais sangramento e contração do útero, provocando parto prematuro. Caso contrário, o sexo está liberado, ainda mais que a libido aumenta durante a gestação devido à explosão hormonal.
O feto consegue sentir quando há relação sexual entre o casal.Mito. O feto esta dentro do útero da mãe e não no canal vaginal, onde é feita a penetração. “Não existe a menor probabilidade de o pênis atravessar o colo do útero e entrar no útero da mãe. Além disso, existem membranas da placenta que servem para proteger o feto de contrações mecânicas, como as que ocorrem durante o sexo”, esclarece o Dr. Fernandes.
Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo.
Mito. O que vai definir se o bebê vai ser ou não cabeludo é a genética, e não, a azia. Os enjoos aparecem porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido estomacal e, também, por causa das altas taxas de progesterona, que em grande quantidade acabam causando azias.
Se a mulher teve o primeiro filho por parto cesariana, não poderá ter o próximo por parto normal.Depende. Para o Dr. Guilherme Fernandes, essa afirmação está metade correta e metade incorreta. “Muitas vezes a mãe não faz o primeiro parto normal porque não tem dilatação necessária para isso. Após uma cesariana, o útero se recupera, mas fica com uma cicatriz que pode romper com as contrações do trabalho de parto normal. Essa possibilidade é mínima, de apenas 0,03%”, explica. Outro fator que pesa na hora de optar pela cesariana em um segundo parto é que a maioria das mulheres está optando por engravidar mais tarde. “Quanto maior a idade, menor a intensidade e o número de contrações”, afirma o Dr. Fernandes.
Mulher grávida tem que comer por dois.Mito. Se a grávida comer por dois pode acabar engordando. O Dr. Guilherme Fernandes lembra que gestante gorda aumenta o risco de parto prematuro, óbito da criança, dificuldade no trabalho de parto, diabetes na gravidez, hipertensão e distúrbio na tireóide, além de contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso. Ao longo do dia, devem ser feita de seis a sete refeições balanceadas e bem distribuídas. É importante que a gestante consuma proteína e carboidrato, pois essas são as principais fontes da energia que passa da mãe para o feto. Mas sem exageros!
Se os desejos alimentares da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal.Mito. “Isso não passa de uma superstição e, até mesmo, chantagem emocional da grávida”, desmistifica o Dr. Fernandes. As vontades repentinas realmente existem e, segundo estudos ainda em andamento, podem ser reflexos das carências nutritivas do bebê, transmitidos via placenta até o cérebro da mãe. O reflexo então seria processado na forma de algum alimento. “Se o bebê necessita de carboidrato, a mensagem será levada ao cérebro da mãe, que irá decodificar esse sinal em formato de imagem, provavelmente de algum alimento com carboidrato, podendo ser uma torta de morango ou uma coxinha”, explica o ginecologista.
Tomar cerveja preta melhora a produção de leite.Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite. O que pode acontecer é o sabor do leite sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe.
Grávidas sentem mais calor.Verdade. Devido à aceleração do metabolismo por conta da gestação, as grávidas tendem a suar mais e a sentir mais calor.
A gestante não deve praticar exercícios físicos.Mito. Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se estiver livre de fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes com baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.
Se a grávida cruza as pernas, pode criar voltas no cordão umbilical e enforcar o bebê.Mito. Durante todo o período da gestação o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco. São raros os casos dos bebês que se enforcam com o cordão umbilical, e isso acontece apenas se o cordão for menor que o normal.
Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol.Verdade. Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina na pele. O ideal é que a grávida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na barriga, onde há maior concentração dessa proteína.
( Drauzio Varela).