sexta-feira, 29 de março de 2013

Intoxicação alimentar - Dr. Drauzio Varela

Intoxicação alimentar, ou gastrintestinal (gastroenterocolite aguda), é um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E.coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus), ou por suas respectivas toxinas, ou ainda por fungos ou por componentes tóxicos encontrados em certos vegetais (comigo-ninguém-pode, mandioca brava) e produtos químicos. A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos.
Nas crianças e idosos, a intoxicação alimentar pode ser uma doença grave.
Causas
Na maioria dos casos, a infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar. Os diferentes tipos de Salmonella e oStaphilococus aureus são os mais frequentes agentes da infecção, uma vez que são capazes de viver e multiplicar-se no interior dos intestinos.
A Salmonella é transmitida pela ingestão de alimentos, especialmente carne, ovos e leite, que foram contaminados ao entrar em contato com as fezes de animais infectados. No caso dos Staphilococus aureus, comumente encontrado na pele das pessoas sem causar danos, a intoxicação é provocada por uma toxina que a bactéria produz e contamina os alimentos no momento de seu preparo ou manuseio.
Outra causa possível, embora menos comum, de intoxicação alimentar é a infecção por um dos tipos da bactéria Clostridiumque, em vez do intestino, ataca o sistema nervoso.
Sintomas
Independentemente do microrganismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos  parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.
Nos casos específicos de alimentos contaminados pelo Clostridium, quando a intoxicação é causada por uma das variedades da bactéria responsável pela doença chamada botulismo, além dos distúrbios gastrintestinais que nem sempre aparecem, os sintomas podem ser indicativos de alterações neurológicas, como visão dupla e dificuldade para focalizar objetos, falar e engolir.
Diagnóstico
Normalmente, o diagnóstico é clínico e leva em conta os sintomas da doença. É sempre importante verificar a existência de pessoas próximas com os mesmos sinais da infecção e identificar o tipo de micro-organismo presente no alimento suspeito de contaminação. Exames de laboratório de fezes ajudam a reconhecer o parasita que causou a infecção, um recurso importante para orientar o tratamento medicamentoso.
Prevenção
A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.
A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do micro-organismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais.
Tratamento
Paciente com intoxicação alimentar deve fazer repouso e ingerir muito líquido. Nos casos de perda maior de líquidos e risco de desidratação, devem ser indicados medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos, assim como ministrar a reposição de líquidos e sais por via endovenosa.
O tratamento das infecções alimentares bacterianas inclui o uso de antibióticos específicos.
Recomendações
* Como os alimentos contaminados por certos parasitas são os grandes responsáveis das intoxicações alimentares, é indispensável estar atento na hora da compra, transporte, armazenamento e preparo das refeições. Portanto:
* Lave bem as mãos antes das refeições ou de lidar com alimentos;
* Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira ou no freeser;
* Lave os utensílios de cozinha, especialmente depois de ter lidado com alimentos crus;
* Evite comer carne crua e mal passada qualquer que seja sua procedência; especialmente a carne e os miúdos de frango, assim como os ovos devem ser bem cozidos porque são os transmissores mais comuns da bactéria Salmonella;
* Não se esqueça de que ovos crus são ingredientes de pratos como a maionese e certos doces;
* Só tome leite fervido ou pasteurizado;
* Mergulhe verduras e hortaliças que serão ingeridas cruas numa solução de água com hipoclorito de sódio ou preparada com uma colher de água sanitária para cada litro de água;
* Não ingira alimentos em conserva cujas embalagens estejam estufadas ou amassadas.

receita de paella espanhola

Ingredientes

  • 2 xícaras de água morna  QUE DELICIA!!!!!!!
  • 1 colher de açafrão
  • 4 colheres de azeite
  • 4 colheres de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 xícaras de arroz
  • 3 camarões médios
  • 4 pedaços de polvo
  • 5 lulas cortadas em rodelas
  • 4 mariscos
  • sal a gosto
  • 1/2 pimentão em tiras vermelho
  • 1/2 pimentão em tiras amarelas

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola, o alho e o açafrão e refogue. 
Junte o arroz e a água.
Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente os frutos do mar, por último os mariscos.
Quando estiver cozida, retire a Paella do fogo.
Em um prato, adicione as tiras de pimentão e a salsa e sirva.
  • Rendimento: 2 porções

quarta-feira, 27 de março de 2013

Os 25 pontos turísticos mais visitados na Europa.

Os prédios mais populares estão divididos pela França, Itália, Inglaterra e Turquia Foto: Paris Tourist Office/David Lefranc
Os prédios mais populares estão divididos pela França, Itália, Inglaterra e Turquia
Foto: Paris Tourist Office/David Lefranc  Os prédios mais populares estão divididos pela França, Itália, Inglaterra e Turqu


 

A Europa encanta os turistas por seu estilo, sua vibração e, claro, seus numerosos monumentos e construções. O site americano de viagens Travel and Leisure elaborou a lista dos 25 monumentos mais visitados do Velho Continente. A seleção é dominada por países famosos entre os turistas como França e Itália, mas há espaço para outros não tão comuns como Turquia. Castelos, museus, igrejas e até um parque temático integram essa variada lista.
 

Grande Bazar, Istambul, Turquia
 Construído no século XV, o Grande Bazar de Istambul é um dos maiores e mais antigos mercados do planeta. Cerâmicas pintadas à mão, tapetes coloridos, joias e diferentes artesanatos são alguns dos produtos encontrados aqui, onde turistas ainda podem degustar delícias da gastronomia turca.

Catedral de Notre Dame, Paris, França
Rodeada pelas águas do Rio Sena, no coração de Paris, a Catedral de Notre Dame é uma obra-prima da arquitetura gótica que impressiona milhões de turistas anualmente, tanto pela sua beleza exterior quanto interior. A igreja foi construída ao longo de quase duzentos anos, sendo completada em 1345.

Disneyland Paris, Marne-la-Valée, França
Quando o primeiro parque da Disney da Europa foi inaugurado, em 1992, muitos franceses reclamaram desta “invasão americana”. Hoje, o Disneyland Paris, situado na verdade em Marne-la-Vallée, a cerca 30 km da capital francesa, é uma das principais atrações turísticas do continente, com dois parques, numerosos hotéis e muitos brinquedos, como Space Mountain e Piratas do Caribe.

Basílica de Sacré-Coeur, Paris, França
Além de ser um lindo cartão-postal da cidade, a basílica de Sacré-Coeur tem uma das melhores vistas sobre Paris. Construída entre 1875 e 1914, a igreja encontra-se no topo da colina de Montmartre, uma dos pontos mais elevados e charmosos da capital.

Museu do Louvre, Paris, França
Atraídos por obras famosíssimas, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, entre mais de 35 mil obras de arte, turistas do mundo inteiro fazem do Museu do Louvre o mais visitado do planeta. Simbolizado por suas polêmicas pirâmides de vidro de visual muito moderno, erguidas em 1989, o Louvre é um sonho para qualquer amante de arte, história e cultura.

Basílica de São Pedro, Vaticano
Além de ser um dos maiores e mais sagrados sítios católicos, a basílica de São Pedro é também uma das principais atrações turísticas da Europa. Colunas de mármore, ornamentos em ouro, pinturas de anjos, estátuas, e trabalhos de importantes artistas do Renascimento, como Michelangelo e Bernini, são alguns dos atrativos da bela basílica situada na cidade-estado do Vaticano.

Coliseu, Roma, Itália
Quando foi terminado, no ano 80 d.C., o Coliseu de Roma era uma arena com capacidade para 50 mil espectadores, onde os habitantes da cidade se juntavam para ver peças de teatro, lutas mortais entre gladiadores e até combates navais. Hoje em dia, o monumento é um dos mais incríveis vestígios do império romano e atrai turistas do mundo inteiro.

Torre Eiffel, Paris, França
Nenhum monumento no planeta simboliza tanto uma cidade quanto a Torre Eiffel representa Paris. Quando a torre de 324 metros de altura foi erguida, em 1889, os habitantes da capital francesa não gostaram nem um pouco de ver esta estrutura futurista em meio à arquitetura clássica da cidade. Hoje, a obra de Gustave Eiffel é inseparável da Cidade Luz e a vista de seu topo é simplesmente estonteante.

Catedral de Colônia, Colônia, Alemanha
Monumento gótico completado em 1880, a Catedral de Colônia demorou mais de seis séculos para ser construída. O resultado é uma obra impressionante, com interiores imponentes com grandes arcas, colunas e torres com vista sobre a cidade e o rio Reno.

Santuário de Lourdes, Lourdes, França
Em 1858, uma garota de 14 anos chamada Bernadette Soubirous teve visões da Virgem Maria na Gruta de Massabielle. Em seguida, outros milagres foram atribuídos às águas termais da gruta. Mais tarde a área foi transformada em um santuário católico com duas basílicas, três museus e nove capelas, e hoje é um importante ponto de congregação religiosa.

Santuário do Padre Pio, San Giovanni Rotondo, Itália
Construída nos anos 50, a igreja de Santa Maria delle Grazie, na cidade de San Giovanni Rotondo, no litoral leste da Itália, tem o corpo preservado do Padre Pio, um santo muito venerado. A igreja, junto com a igreja de Pelerinagem do Padre Pio, terminada em 2004, atrai milhões de fiéis e curiosos anualmente.

Palácio de Versalhes, Versalhes, França
O Rei Luís XVI não pensou pequeno na hora de mandar transformar sua propriedade de caça em centro do poder da realeza francesa. Situado a cerca de 40 minutos de trem de Paris, o Palácio de Versalhes é uma fastuosa construção que mostra a través de muitos detalhes e belos jardins a extravagância dos reis da época.

Museu Britânico, Londres, Inglaterra
Fundado em 1753, o Museu Britânico tem mais de 7 milhões de objetos de diferentes origens, como a Pedra de Roseta (que permitiu decifrar a escrita do egípcios) e os frisos do Partenon de Atenas. A entrada do museu, um dos mais importantes do planeta, é gratuita, ideal para os turistas de passagem em Londres.

Basílica de São Marcos, Veneza, Itália
Obra-prima com cinco cúpulas e impressionantes mosaicos e paredes, arcas, colunas e solos com muitos detalhes dourados, a Basílica de São Marcos é um bom exemplo de arte bizantina. A beleza da basílica faz dela o monumento mais visitado de Veneza, uma das cidades com mais turistas da Europa.

Basílica de São Francisco de Assis
Erguida no século XIV no centro da Itália, a Basílica de São Francisco de Assis tem frescos pintados pelos maiores artistas da época. As duas igrejas situadas no topo de uma colina, além da cripta com o corpo intacto de São Francisco de Assis atraem peregrinos do mundo inteiro.

Fórum Romano, Roma, Itália
Centro social, comercial e político de Roma por mais de 1200 anos, o Fórum é hoje um impressionante vestígio do Império. Muitos dos turistas de passagem pela capital romana aproveitam para conhecer estas ruínas de templos, edifícios de governos e colunas que mostram a grandiosidade do império há cerca de 2 mil anos.

Tate Modern, Londres, Inglaterra
Desde sua abertura no ano 2000, o Tate Modern se transformou rapidamente num dos museus de arte moderna mais importantes do planeta. Situado ao lado do rio Tâmisa, este museu de Londres tem obras de artistas como Dalí, Matisse e Magritte.

Mesquita Azul, Istambul, Turquia
Seis minaretes, cúpulas e mosaicos, com interiores de colunas, arcos e domos, integram a beleza da Mesquita Azul de Istambul. Situada frente à Hagia Sofia, a Mesquita Azul foi construída no século XVII e é um dos principais marcos turísticos da cidade turca.

National Gallery, Londres, Inglaterra
A rica coleção de arte européia dos séculos XIII a XIX, o ingresso gratuito e a localização privilegiada, sobre Trafalgar Square, fazem da National Gallery um dos museus mais visitados da capital inglesa. Obras de artistas como Van Gogh, Boticelli e Gauguin são algumas das que podem ser apreciadas pelos visitantes.

Museus Vaticanos, Vaticano
O que começou como um grupo de esculturas juntadas pelo Papa Júlio II no século dezesseis é hoje uma das maiores coleções arte do planeta. Trabalhos de Rafael, Caravaggio e Michelangelo fazem parte do acervo dos Museus Vaticanos, grupo de museus e instituições culturais da Santa-Sede.

Museu de História Natural, Londres, Inglaterra
Situado no bairro de South Kensington, o Museu de História Natural de Londres tem mais de 70 milhões de itens, incluindo diversos espécimes coletados por Charles Darwin. Originalmente, a coleção era parte do Museu Britânico, mas o ganhou seu próprio espaço em 1881.

Capela Sistina, Vaticano
O teto da Capela Sistina foi pintado por Michelangelo e é uma das maiores obras-primas do artista, com a Criação, Adão e mais de trezentas outras figuras. Outros mestres do Renascimento, como Botticelli, Perugino e Rosselli contribuíram para fazer desta maravilhosa capela do Vaticano uma galeria de arte única, muito visitada por turistas.

Centro Pompidou, Paris, França
Com um design moderno e muito inovador para o que era Paris em 1977, o Centro Pompidou é hoje um dos principais centros culturais da capital francesa. O museu recebe exposições, projeções de filmes e conta com uma biblioteca e um restaurante no topo, com uma linda vista sobre Paris.

Museu d’Orsay, Paris, França
Situado na margem esquerda do rio Sena, o Museu d’Orsay abriu em 1986 e tem uma das maiores coleções de arte impressionista do mundo. Além da riqueza de suas obras, o museu se destaca pela beleza do edifício de estilo “Beaux-Arts” em que foi instalado.

Hagia Sofia, Istambul, Turquia
Erguida inicialmente no ano de 537 como basílica, Hagia Sofia foi transformada em mesquita em 1453, quando minaretes foram adicionados. Hoje, a bela construção é um museu, e impressiona por sua grandeza e seu gigantesco domo.




Grand Bazar - Istambul

 

Como corrigir seu filho adolescente.

Corrigir não é uma tarefa fácil, e menos ainda quando seus filhos são adolescentes: porque o adolescente julga tudo, critica e muitas vezes rejeita as correções de seus pais como se isso fosse uma interferência em sua vida.

Entretanto, os pais têm o dever de corrigir. De ajudar o filho a corrigir seus defeitos e
descobrir a riquesa de sua forma de ser e entender as coisas. Porém, para que a crítica na
família seja positiva convém adotar uma série de regras:

-Tenho uma filha pré-adolescente e é de suma importância saber lidar com as mudanças que ocorrem nos jovens nessa fase, com consciência, amor, confiança e muita amizade.
 

 
O PASSO A PASSO DA CONVIVÊNCIA
 
 Em primeiro lugar, a crítica e a correção devem combinar-se com o uso freqüente de elogios.

Quer dizer, deve-se ser capaz de ver também o que o seu filho faz bem e dize-lo. Por mais
desastrado que lhe pareça seu filho, tenha certeza de que ele também tem valores positivos os quais você deve esforçar-se por reconhecer.

- Além disso é necessário corrigir com muito carinho. Para isso a crítica deve ser serena e bem ponderada, sem precipitações e sem uma paixão excessiva. Cuidadosa, sem ironia, sem sarcasmo, como se estive corrigindo um amigo.

- Em terceiro lugar, quando for corrigir seu filho adolescente deve-se examinar previamente se você não é em parte responsável por aquilo que pretende corrigir. Quando alguém se esforça por reconhecer sua própria culpa é mais fácil que o jovem veja em nosso conselho como sendo uma ajuda e não como uma acusação.

- Não se deve tentar atacar todos os defeitos de uma só vez. Será necessário corrigir pouco a pouco, e a sós, já que corrigir em público pode parecer uma humilhação. Sem fazer comparações com seus irmãos, seus primos ou outras pessoas, pois ele é ele e também tem suas virtudes.

- Deve-se ser prudente e não julgar sem escutar os argumentos do jovem. Como nas leis, o bem deve ser suposto e o mal deve ser provado. Em um clima de confiança, mesmo correndo-se o risco que o enganem. Escolhendo bem o momento para corrigi-lo e quando ambos estão suficientemente tranqüilos para falar e para escutar. Pondo-se em seu lugar e tentando compreender suas razões.

- E além disso: não há nada mais negativo do que usar frases do tipo "Você NUNCA me escuta", "SEMPRE está aborrecido", "NUNCA entende nada".. Além de negativas, asseguro-lhe que não são corretas. A correção deve ser específica e concreta: sem exageros, sem generalizações, sem mostrar uma "lista de defeitos" na primeira ocasião.

- Finalmente, deve-se saber perdoar e confiar em seu filho, dando-lhe tempo para melhorar e oportunidade de corrigir-se.

terça-feira, 26 de março de 2013

Perigo á mesa!

 Carnes clandestinas



A aparência é repulsiva e o forte mau cheiro causa enjoo instantâneo. Algumas peças de carne estão corroídas por vermes e outras, de tão podres, impressionam até os fiscais mais experientes. Nem mesmo as baixas temperaturas das câmaras refrigeradas são capazes de impedir que o odor do material em putrefação se alastre. Apesar de repugnantes, esses produtos podem acabar na mesa dos brasilienses. Todos os anos, toneladas de carne clandestina, muitas vezes imprópria para o consumo, chegam a restaurantes, mercados, açougues e feiras. Só nos nove primeiros meses deste ano, as equipes de fiscalização apreenderam 67 toneladas de produtos de origem animal irregulares. Esse total é mais do que o dobro registrado em 2010, quando os fiscais tiraram das ruas 30 toneladas desse material.
A venda de carne clandestina representa um prejuízo aos cofres públicos, já que os produtos são comercializados sem nenhuma tributação. Mas essa prática é, sobretudo, um grande risco à saúde pública. Alguns consumidores ignoram a procedência suspeita da carne e compram sem conhecer a sua origem e os seus perigos. Mas há compradores que sabem da irregularidade e, mesmo assim, insistem em adquirir carne clandestina porque os preços são mais baixos do que os da vendida nos açougues legalizados.
Na maioria das vezes, os produtos irregulares chegam ao mercado depois de abates realizados em desacordo com as normas sanitárias. Bois e porcos são mortos em locais insalubres e os funcionários dos abatedouros clandestinos manuseiam as carcaças sem seguir nenhuma regra de higiene, como a lavagem dos utensílios. Pela legislação, todos os locais de abate devem ser fiscalizados por veterinários, que verificam o estado de saúde dos animais para evitar que carne contaminada seja vendida aos consumidores. Sem esse controle, os riscos para o comprador dos produtos se multiplicam.
Selo
Para fazer o abate e vender produtos como carne, além de queijo e outros materiais de origem animal, o comerciante precisa do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esse registro é o atestado de qualidade dos produtos de origem animal. Se a mercadoria for vendida na mesma unidade da Federação em que houve o abate, basta o Selo de Inspeção Estadual ou Distrital, no caso do DF. Esse registro, no entanto, não autoriza o trânsito entre diferentes unidades da Federação. Uma peça de carne com selo de Goiás, por exemplo, não pode entrar no Distrito Federal.
Existem, portanto, dois tipos de carnes irregulares na mira da fiscalização. As equipes apreendem o material sem nenhuma certificação de origem e também levam para os depósitos os produtos com registros de outros estados, mas que não apresentam o SIF. A carne de abatedouros clandestinos vai direto para a incineração e o material que tem certificado de origem de outros estados segue para os laboratórios do governo. Se os produtos tiverem condições de consumo, são doados a instituições de caridade cadastradas pelo GDF.
Como controlar
Os consumidores devem observar se os produtos de origem animal têm o selo do Serviço de Inspeção Federal ou do Serviço de Inspeção Distrital. Além disso, é preciso verificar as condições de higiene do estabelecimento e se os manipuladores usam uniformes limpos
.
Cuidado: O consumo de carne clandestina, sem registro de procedência, pode causar problemas de saúde, como intoxicação alimentar, além de doenças como a cisticercose, brucelose, TUBERCULOSE e raiva. Essas infecções podem levar à morte dos pacientes infectados.

O Glorioso - meu grande amor!!


Campeão desde 1907

O Botafogo de Futebol e Regatas é o resultado da fusão ocorrida em 8 de dezembro de 1942 entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo.
Botafogo Foot Ball Club de 1904
Botafogo Football Club  nasceu de um sonho dos meninos do Largo dos Leões que, em 12 de agosto de 1904, fundaram um clube para a prática do futebol. Electro Club foi o primeiro nome, logo alterado para Botafogo, em 18-09-1904, em homenagem ao bairro. O primeiro título veio em 1907 e a denominação de Glorioso surgiu com a grande conquista  do campeonato de 1910 sobre o Fluminense. Até o ano da fusão, o Botafogo F. C. percorreu uma trajetória de glórias e conquistou oito campeonatos cariocas. Além do campeonato de 1907 e 1910, venceu em 1912, 30, 32, 33, 34 e 35 (tetracampeão do Rio), conquistou também o Torneio Interestadual em 1931, contra o Corinthians, este tricampeão paulista, o Torneio Início em 1934 e 1938. O Glorioso disputou de 1904 a 1942: 902 jogos; 494 vitórias; 146 empates; 262 derrotas; 2.511 gols pró; 1.672 gols contra. Maiores artilheiros: 1° - Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite com 273 gols em 326 jogos; 2° - Nilo Murtinho Braga com 196 gols em 223 jogos. Obs: computando inclusive os jogos do Torneio Início.

Fundadores: Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck (*), Arthur César de Andrade, Augusto Paranhos Fontenelle, Basílio Vianna Júnior, Carlos Bastos Neto, Emmanuel de Almeida Sodré, Eurico Parga Viveiros de Castro, Flávio da Silva Ramos, Jacques Raimundo Ferreira da Silva, Lourival Costa, Octávio Cordeiro da Rocha Werneck e Vicente Licínio Cardoso.
(*) Alterou o nome para Álvaro Werneck em 1916.
Clube de Regatas Botafogo de 1894Club de Regatas Botafogo, fundado em 1° de julho de 1894, viveu suas glórias no esporte amador, principalmente no remo. Era conhecido como o Club da Estrela Solitária, em virtude de sua bandeira ostentar o símbolo que hoje é a sua marca registrada. Sua primeira grande conquista foi o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 1899, o que faz do Botafogo um clube campeão de três séculos. É o mais antigo clube multiesportivo do Brasil. Até a fusão, o C. R. Botafogo sempre se destacou nos esportes náuticos, e sua última conquista foi o Campeonato Carioca de Pólo Aquático de 1942.

Fundadores: Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Pennaforte, João Teixeira, José Maria Dias Braga, Júlio Kreisler, Júlio Ribas Júnior, Luiz Fonseca Quintanilha Jordão, Oscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo
Botafogo de Futebol e Regatas de 1942Em 8 de dezembro de 1942 houve a fusão entre os dois Botafogos, que estavam localizados no mesmo bairro, possuíam as mesmas cores, muitos sócios e torcedores em comum e a mesma existência vitoriosa.

O Botafogo conquistou, em seus mais de cem anos de existência, mais de mil títulos em vinte modalidades esportivas em nível municipal, estadual, nacional, sul-americano, pan-americano, olímpico e mundial. Seus maiores ídolos no futebol foram os inigualáveis Nílton Santos e Garrincha, dois dos maiores jogadores do século. É incomparável sua contribuição à Seleção Brasileira, bastando recordar Didi, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Roberto Miranda, Paulo Cézar Lima, além de Lídio Toledo (médico), Paulo Amaral, Admildo Chirol (ambos preparadores físicos) e Rogério (ponta-direita que passou a olheiro devido a sua contusão). A conquista dos campeonatos mundiais de 1958, 62 e 70 deve-se fundamentalmente ao Glorioso. O Botafogo é o clube que mais forneceu jogadores a Seleção Brasileira em Copas do Mundo em todos os tempos.

O primeiro amistoso do Botafogo Football Club, ocorreu no dia 2 de outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: 3 x 0 para o adversário.
Ficha da Partida Histórica: Botafogo 0 x 3 Football and Athletic Club
Data: 02 / outubro / 1904
Local: Rua Campos Salles com Haddock Lobo
Árbitro: Mário Bessa (Fluminense F. C.)
Competição: Amistoso (realizado às 15 horas, com tempo chuvoso)
Botafogo F. C. - Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Ademaro de Lamare; Norman Hime, Ithamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt.
F. Athletic C. - Nascimento, Luiz Maia e Hildebrando Paranhos; Leite, Oscar Fagundes e Alvarenga I; Pereira, Aurélio Silva, Kock, Alvarenga II e Barbosa.
Gols: Não disponíveis, 1° tempo: Athletic 1 a 0; Final: Athletic 3 a 0.
Obs: 1) O Botafogo sofreu dois gols de pênalti; 2) Em 04 de junho de 1905, enfrentaram-se novamente, com vitória do Botafogo por 2 a 1, gols de Flávio Ramos e Luiz Pederneiras para o alvinegro, que alinhou: Álvaro Werneck, João Leal e Octávio Werneck; Ademaro de Lamare, Norman Hime e Pereira da Cunha; Luiz Pederneiras, Eduardo Pederneiras, Flávio Ramos, Arthur César e Jacques Ferreira da Silva. Nos 15 minutos finais Arthur César (Tutú) foi para a meta.
Fontes: Gazeta de Notícias (outubro de 1904), JB, JC e O Paiz (agosto de 1923).

Assim nascia o Botafogo Football Club, que depois de trinta e oito anos de existência uniu-se a outro Botafogo, o de Regatas, dando início ao Botafogo de Futebol e Regatas.
O GLORIOSO me faz feliz e recompensada a cada disputa, ganhando, perdendo ou empatando é um dos meus amores!

segunda-feira, 25 de março de 2013

corte de cabelo para as gordinhas.

As gordinhas (com todo respeito) que não estão satisfeitas com seu corte de cabelo podem começar esse ano com um novo visual, e diante disso, abordaremos algumas tendências no que diz respeito ao corte de cabelo para gordinhas. Muito se houve falar que as mulheres que estão um pouco acima do peso não devem usar cabelo curto por que pode realçar o rosto e deixar o visual mais cheinho é tudo balela, e ainda, podemos adiantar que cabelos curtos dão destaque ao pescoço e assim faz com que o rosto presente ser mais fino.
A tendência de cabelos para as mulheres gordinhas em 2013 não foge de cortes até nos ombros, na qual repicar o cabelo pode ser a solução para diversos estilos de rostos. Corte com o estilo repicado a parte da frente do cabelo, e talvez considere até usar franjas de lados, pois pode dar uma bela simetria dependendo do formato de seu rosto.
Cabelos de gordinhas
Em relação aos penteados a se fazer, recomenda-se alguns cuidado como não caprichar demais e nem cogita-se penteados com traças, o ideal é utilizar penteados mais naturais, deixando o cabelo solto na frente do rosto para proporcional o visual da face um pouco mais fino.

Tendências de penteados para gordinhas

Abaixo, listamos algumas dicas básicas e rasteiras para você arrasar em seu corte de cabelo para o ano que está por começar, da mesma forma que poderá analisar cortes já feitos através das fotos inseridas a seguir.
  1. Cabelos curtos estão na moda, pois fazem o rosto parecer mais finos;
  2. Franjas em diagonal oferecerá maior harmonia ao rosto, pois esconde o volume das bochechas;
  3. Cabelos longos também estão na moda para as gordinhas, mas orienta-se que seja um corte repicado;
  4. Mulheres com cabelos cacheados devem utilizar cabelos longo, caso contrário dará impressão de rosto “fofinho”.
Considere ir a um profissional conceituado, pois as dicas de nada valerão se o corte não for bem feito. Faça no seu cabelo o que der vontade, não tenha medo de ousar e não caia nessa de esperar consentimento dos outros para mexer no visual. CAUSE!

corrupção no Brasil é dos tempos das caravelas!

O motorista que oferece uma cerveja para o guarda não multá-lo. O fiscal que cobra uma "ajuda" do comerciante. O ministro que compra apoio político. A corrupção está enraizada em vários setores da sociedade brasileira. E nada disso é recente, segunda a historiadora Denise Moura, que diz que a prática chegou junto com as caravelas portuguesas.
"Quando Portugal começou a colonização, a coroa não queria abrir mão do Brasil, mas também não estava disposta a viver aqui. Então, delegou a outras pessoas a função de ocupar a terra e de organizar as instituições aqui", afirma a historiadora.
"Só que como convencer um fidalgo português a vir para cá sem lhe oferecer vantagens? A coroa então era permissiva, deixava que trabalhassem aqui sem vigilância. Se não, ninguém viria."
Assim, a um oceano de distância da metrópole, criou-se um clima propício à corrupção, em que o poder e a pessoa se confundiam e eram vistos como uma coisa só, de acordo com Denise, que é professora de História do Brasil na Unesp.
No entanto, a historiadora deixa claro que a corrupção não é uma exclusividade do Brasil, é só uma peculiaridade da formação dessa característica no país.
"Temos enraizado uma tradição muito forte de poder relacionado ao indivíduo que o detém", avalia Denise. "E isso até hoje interfere na maneira como vemos os direitos e deveres desse tipo de funcionário."

Propina

A historiadora conta que documentos mostram esse funcionário protegendo ou favorecendo um vendedor mediante propina.
Se a corrupção encontrou um terreno fértil nas instituições políticas do litoral, a situação era ainda mais grave na colonização de regiões como Minas Gerais, Goiás e o sul do país.
Ainda mais longe dos olhos da coroa, esses locais só eram acessíveis após meses de caminhada - o que exigia ainda mais incentivos para os "fidalgos-desbravadores".
"A coroa portuguesa estimulava pessoas e dizia: 'vão para o interior e podem mandar à vontade por lá', na tentativa de garantir a soberania do império com alguém morando no local", diz Denise.
A escravidão, segundo a historiadora, também contribuiu para o desenvolvimento da corrupção no país. Isso porque era a única relação de trabalho existente, deixando o trabalho livre sem qualquer tipo de norma para regê-lo.

Essa realidade criava um ambiente vulnerável, em que não era claro, por exemplo, os deveres de um guarda municipal - abrindo, de novo, possibilidade de suborno e outros tipos de corrupção.
Comentário: Esse nosso país, tão medíocre, nunca será  de primeiro mundo, enquanto não mudar radicalmente nosso código penal e tratar o "menor"infrator como um verdadeiro bandido.

domingo, 24 de março de 2013

Humor! sintomas da pobreza!

Analise-os e veja se encaixa á você:

1- Tomar banho de tanque, caneca ou mangueira;
2- tomar cerveja em copo de requeijão;
3- deixar o controle da tv, o sofá e o banco do carro com plástico;
4- lamber ponta da borracha para apagar o erro;
5 -usar pregador de roupa para manter fechado saco de arroz, açucar, farinha......
6- corre a casa inteira com chinelo na mão atrás de barata;
7-entrar de loja em loja perguntando os preços e dizer que está só dando uma olhadinha;
8-pedir para o marido ir ao supermercado comprar pouca coisa, e mandar trazer bastante sacolas plásticas para usar como saco de lixo;
9- lamber a tampa do iogurte após abrí-lo;
10-entrar no onibus e fingir que pegou o onibus errado, para não ter que pagar a passagem;
11-colocar um tijolo atrás de cada pneu do carro para ele não descer na ladeira;
12-convidar os amigos para um churrasco de seu aniversário e pedir para cada um trazer uma coisa;
13-esperar o dia do pagamento para sair para a balada;
14-deixar a bacia em cima da cama antes de ir para o trabalho para,se caso chover,a goteira não molhar a cama;
15-regar as plantas de casa com panelas;
16-ter um pinguim em cima da geladeira;
17-passar o final de semana na calçada tomando cerveja e comendo churrasco;
18-colocar lembrançinhas de casamento na estante da sala
19-receber visitas e sair mostrando toda a casa;
20-usar roupas e sapatos de marcas falsificadas.
Se você se identificou com algum desses sintomas, tome cuidado, melhor trabalhar mais para ganhar dinheiro!!!!!


Boas maneiras á mesa - etiqueta



Oi gente!! Muita gente acha que regras de etiqueta são uma grande bobagem. Eu não. Para mim, são um código de comportamento necessário, e cada ocasião tem o seu. Nunca abordei esse assunto aqui, mas acho que é super relevante. Ser chic é muito mais que usar uma roupa grifada e andar na moda. Seu comportamento diz muito sobre você.
De tempos em tempos vou falar de alguma coisa relacionada ao tema e, se vocês tiverem dúvidas ou sugestões, podem enviar para o e-mail rogeria.carvalho@live.com
Para estrear a sessão "etiqueta", escolhi falar sobre regras à mesa. Mas não quero falar daquele montão de talheres e copos, coisas que não fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas.
Vou mostrar a forma como a maior parte dos restaurantes arruma a mesa e como lidar corretamente com guardanapo, talheres, pratos e copos. Primeiramente, vamos à imagem:

O ítem (1) da imagem é o prato de pão. Ele deve ser mantido Nesta posição, não se deve colocá-lo sobre o prato de serviço (2). Deve-se comer o pão com as mãos, partindo-o em pequenos pedaços e levando-os até a boca. Nunca se deve partir o pão com faca ou com os dentes. Por vezes a faca de manteiga (6) é encontrada já sobre o prato de pão.
O garfo de mesa (4) deve estar sempre à esquerda e a faca, (5) à direita, com a serra virada em direção ao prato. Colher (7) e garfo (8) de sobremesa são dispostos acima do prato, um em cada direção.
O copo de pé maior, mais ao centro,  é o de água (9), e o de pé menor é o de vinho (10).
Por fim, o guardanapo (3) pode estar sobre o prato ou à esquerda do garfo. Ele deve ser colocado sobre suas pernas antes mesmo da entrada. Deve-se dobrá-lo ao meio, formando um retângulo. Ao final da refeição, ele deve ser deixado do lado direito do prato, sem dobrar.

Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo. A serra deve estar sempre voltada para dentro, em sua direção, como na imagem abaixo:



Por último, um erro que vejo as pessoas cometerem com frequência: a posição dos talheres ao fim da refeição. Garfo e faca devem estar paralelos, sendo que a faca deve estar à direita do garfo, com a serra voltada para ele. Podem estar em qualquer posição dentro do quadrante inferior direito, mas o supra-sumo do chic é colocá-los com os cabos apontados em sua direção, como na imagem abaixo.
Depois dessas regrinhas básicas, vamos ao que não se deve jamais fazer em um restaurante:
- falar e gargalhar muito alto;
- gesticular com talheres nas mãos;
- fazer barulho com os talheres sobre o prato;
- apoiar os cotovelos na mesa enquanto come;
- assoviar, fazer "psiu" ou usar gírias e apelidos para chamar o garçom. Chame-o de "garçom" ou pergunte o nome dele. Todo mundo gosta de ser tratado pelo nome.

Bom, espero que tenham gostado. Só mais uma coisa: a melhor forma de saber se portar e agir com naturalidade é exercitar essas práticas no seu dia-a-dia.
Beijinhos e até a próxima!!

sábado, 23 de março de 2013

Como escolher um perfume!

Algumas dicas são importantes na hora de escolher um perfume, para as várias ocasiões.
Vejam algumas delas e faça bom e correto uso:

 - Prefira comprar seu perfume no período da manhã, quando
a poluição e outros odores ainda não afetaram o seu olfato.
      - Fragrâncias com base oleosa fixam mais na pele e exalam
o mesmo aroma em qualquer pessoa. Nas bases alcoólicas, depois
que o álcool se evapora, os ingredientes naturais se misturam criando
 um cheiro diferente para cada pele.       - Teste o perfume no pulso. O calor desta área acentua a fragrância.      - As áreas de maior irrigação sangüínea são as mais indicadas para receber o perfume: pulsos, atrás das orelhas, nuca, dobras dos braços e atrás dos joelhos. Uma borrifada na raiz dos cabelos, seguida de escovadas, perfuma todos fios.
 

Veja como você pode conservar melhor seus perfumes 
      - Guardar o frasco em local fresco.       - Não deixar ao sol ou calor.       -Conservar no cartucho, para protegê-lo da luz.

 
Como saber qual o perfume ideal pra você      O perfume diz muito sobre a personalidade. Os estilos são diferentes nas roupas, no cabelo, na maquiagem e no perfume também. Há quem seja identificado pelo perfume ao. Mas, cuidado, pois o perfume pode mudar de aroma de pele pra pele.

Algumas dicas
      - Essências cítricas e menta – duração de cerca de duas horas.      - Essências florais e amadeiradas – duram cerca de cinco horas.      - Aromas fortes como baunilha e mel - ficam na pele cerca dedez horas. 
      É a combinação destas essências que define a fragrância, ou seja, suas proporções é que vão formar um perfume mais fraco ou mais forte. Vem daí aquelas frases em francês tão usada como: eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne e splash.
      Pra não pagar micão e usar um perfume forte que seria mais pra night, escolha pro dia-a-dia uma essência cítrica e refrescante. Água de colônia é ideal pra trabalhar. À noite os perfumes amadeirados são mais fortes e sensuais. Pros momentos românticos um perfume floral é o que há.
      Importante lembrar que gosto e moda são fatores que também interferem na escolha do perfume. Perfumes também têm prazo de validade e devem ser bem armazenados. O ideal é deixar em locais frescos sem luz solar e calor.

SexyAromas de ylang-ylang e baunilha são armas de sedução
- Perfumes By Woman, de Dolce & Gabbana

HippieNão é fiel a um só perfume, porque usa os aromas de acordo com seu estado de espírito.
- Perfume Les Belles de Ricci, de Nina Ricci.

Esportivaperfume cítrico e energizante.
- Perfume Aromatonic, da Lancôme, com aroma cítrico, que refresca e perfuma
 
Clássicaperfume discreto, do tipo que não atrapalha a vizinhança.
- Allure Eau de Parfum, da Chanel
(Informação baseada em artigo da: www.básico.com.br)

Novos perfumes apostam na sensualidade (AGÊNCIA GLOBO)

Como usar - É fundamental não exagerar no perfume. o excesso de perfume chega a ser uma invasão de privacidade: o ideal é que os outros sintam o perfume apenas quando chegarem bem perto. o olfato está ligado ao sistema límbico do cérebro, que regula as emoções, a sexualidade, o medo e o conforto. o ideal é o cheiro que traz conforto e prazer, porque altera o estado de espírito e eleva o humor. Pode até ser terapêutico, como o de eucalipto, que limpa as vias respiratórias.




      O perfume para o dia deve ser estimulante como o alecrim, contra o cansaço; e cítrico. Perfume doce para o trabalho é cansativo e não ajuda a concentrar. Para a noite, deve-se escolher um perfume relaxante e afrodisíaco. Doce e floral para as mulheres; mais seco como o cedro e o sândalo para homens.

sexta-feira, 22 de março de 2013

História do sapato - do paleolítico aos dias atuais.

Se existe algo em comum entre quase todas as mulheres é a paixão por sapatos. Item indispensável em qualquer look e um artifício para julgarmos umas as outras, como diz uma pesquisa feita com três mil pessoas pelo site Gocompare. O resultado, divulgado pelo jornal britânico Daily Mail, diz que quase a metade das entrevistadas realmente julga outras mulheres pelo sapato que estão usando. Quatro em cada 10 mulheres admitiram que formam conceito sobre outras mulheres conforme o par da ocasião. E hoje, vou trazer para vocês um pouquinho da história e importância, tal como a distinção social através dos calcados, e sua evolução. A verdade é que o sapato não é importante apenas para a mulher, visto que eram [e ainda são] símbolos de status para os homens, como no Barroco, onde o salto foi difundido pelo rei Luis XIV.
As primeiras evidências da elaboração dos calcados são de dez mil a.C., ou seja, final do período paleolítico. Eles eram produzidos de fibras vegetais entrelaçadas. No apogeu egípcio, eles eram confeccionados de papiro, e nesse mesmo período foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados do preparo do couro e dos calçados. Na Grécia, era comum as pessoas andarem descalças, todavia, os mais ricos pertenciam a nichos da sociedade que utilizavam calçados até mesmo folheados de ouro. Já os Bizâncio, com todo seu glamour, confeccionavam sapatos incrustados de pedras preciosas e bordados com fios de metal, para a nobreza, obviamente.
“Na Grécia e Roma para indicar a posição social de cada personagem, o dramaturgo grego Ésquilo fazia os autores usarem tamancos com diferentes alturas, os kothorni. Feitos de madeira e cortiça – e com uma plataforma disforme, distribuída por todo solado-, eram populares entre as prostitutas”, diz uma matéria da Aventuras na História de maio desse ano.
(O Kothorni, calcado feito de madeira e solas de plataforma de cortiça)
Na idade média, tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante às sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca. Já as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra. Tempo onde a corte de Borganha evidenciou o prestigio social nos calçados de bicos chamados de pigaches ou poulaines. As regras para o tamanho do bico iria de acordo com o social da pessoa: duques, príncipes e a alta aristocracia podiam ter o bico duas vezes e meio o tamanho do pé; os cavaleiros uma e meia e já os homens ricos comuns, somente a metade do pé.
No renascimento os sapatos ganharam bicos quadrados, chamados de “bico de pato”, feitos na maioria das vezes de couro talhado. O chapim também, muito difundido nesse período, tinha como característica a sua altíssima plataforma. Foi bastante usado na República de Veneza. O objetivo do tamanho do salto ia além de simplesmente elevar a estatura, servia também para distinção social, evitando ações pecaminosas como a dança e até mesmo, a fuga das mulheres.
(exemplo de um chapim e sua enorme plataforma, que normalmente era superior a 10 cm)
E então nascem os saltos para os homens. Luis XIV, o rei Sol, cria um salto para seu próprio sapato com o intuito de ganhar estatura, pois tinha somente 1,60 de altura. Não é difícil assimilar que tornou-se moda no reinado seguinte, recebendo o nome de Luís XV, que, hoje em dia, é um salto feminino. Os saltos eram símbolos de status para os homens e mulheres na Franca e ninguém podia tem um salto maior que o rei. Foi também na corte de Luis XIV que se estabeleceu o famoso talon rouge, o salto vermelho [Christian Louboutin adorava história haha] que somente os nobres poderiam usar.
(“Talon Rouge” (salto vermelho), introduzido por Luis XIV em sua corte francesa)
A produção de sapatos começou a aumentar no século XIX, quando as primeiras máquinas começaram a surgir, facilitando a confecção do sapato, fazendo com que eles fossem fabricados mais rapidamente e, conseguintemente, tornando-se mais baratos. Diferente dos chapins, no século XIX, eram sapatinhos mais baixos e funcionais dos períodos Impérios e Romântico. Na Era Vitoriana e Belle Époque, os privilegiados são as botinhas, pois mostrar as canelas era considerado ato indecoroso. Eram feitas de couro ou tecido bordado, normalmente possuíam saltos médios com cadarço na frente.
O século XX trouxe muitas novidades aos calcados, já que os artefatos usados na confecção dos sapatos foram trocados. Assim, a borracha e os materiais sintéticos entraram no lugar do couro. Os primeiros registros de tênis para a prática esportiva datam em 1919, com a marca All Star. As sandálias voltaram à moda na década de 1920. No período de 1940, os calçados femininos obtiveram um aspecto masculino, por conta da II Guerra Mundial. Foi também nesse período, que nossa querida Carmem Miranda é reconhecida internacionalmente [além do seu talento] por suas sandálias plataformas, popularizando as sandálias plataformas criadas pelo italiano Salvador Ferragamo.
Não se sabe ao certo quem criou o salto mais cobiçado pelas mulheres e odiado pelos ortopedistas; o salto agulha [considerado pela indústria de moda o sapato feminino mais elegante]. Quem ganhou os créditos, em 1955, foi o Frances Roger Viver, que trabalhava com Christian Dior. James Dean faz sucesso com seu tênis e em 1960, os jovens comandam o mercado com suas botas de matérias alternativo e aspecto moderno. Já em 1970, o unissex explode e a bota é o grande sucesso da década. Os anos de 1980 são sérios e os aspectos de sofisticação ganham o cenário. Na última década do sec. XX, vem da Inglaterra Patrick Cox, que traz suas inovações com cores, formas e matérias. Conforto é a palavra da vez na moda e especialmente para os pés. A idéia de futuro, associado com o novo milênio apresenta aspectos de movimento, dinamismo e principalmente, conforto para os pés, em tênis com formas aerodinâmicas e matérias resistentes e leves.
UFA! Tentei sintetizar ao máximo a matéria, mas, como puderam ver, a historia e evolução desse item tão indispensável, seja para mulheres, seja para homens, é extensa e riquíssima. Sempre com importância para as épocas, sendo elas principalmente de distinção social. E hoje temos todo o conforto, a praticidade, a pluralidade e numerosas outras possibilidades de calçarmos os 52 ossos que compõem nossos pés.

 

Serviço de Inspeção Federal

Fique atento! Alimentos de origem animal só podem ser comercializados se tiverem o carimbo de aprovação do SIF, Serviço de Inspeção Federal, órgão ligado ao Ministério da Agricultura.
A medida garante que as mercadorias consumidas no país e também as que são exportadas, foram produzidas dentro de padrões de higiene e qualidade. A dona de casa, deve sempre observar ao comprar produtos de origem animal, a data de validade dos produtos, sua temperatura e aspecto físico, como: embalagens amassadas, tampas estufadas, cor........., essa análise visual garante sáude 'a mesa do consumidor.
 
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Como dar um banho perfeito no seu cão.





Banhar um cachorro pode ser tão complexo quanto banhar um bebê. Assim como os filhotes de humanos, os cães não podem nos avisar quando entra xampu nos seus olhos ou se a temperatura da água não está correta. Tudo o que os pets fazem é nos olhar com seus olhos tristes e sua aparência molhada e engraçada.
A solução mais garantida é entregar o seu animal para um profissional. Nos pet shops, os funcionários são qualificados para banhar e tosar os cães da maneira correta. Mas nem sempre é possível contar com um pet shop. Em viagens os cães podem se sujar, brincar na lama, rolar na grama ou até mesmo, no caso do meu cão, fazer amizade com um gambá! “Nestes casos, o dono se vê obrigado a dar um banho em casa”, afirma William Galharde, supervisor e consultor de estética de todas as unidades do Pet Center Marginal. Confira abaixo as dicas do William para você limpar seu pet sem machucá-lo ou traumatizá-lo.
Preparação:
O xampu humano deixa o cabelo bonito, então deve funcionar para os cães, certo? Não! “Tem gente que usa até sabão de coco para banhar os cachorros, mas o Ph é muito alcalino e faz mal para a pele dos animais”, diz William. Por isso, os produtos veterinários são essenciais.
A água do banho também precisa estar na temperatura adequada, pois o excesso de calor pode levar os pets à morte . “Imagine a água que você banharia um bebê. O banho para os cães deve estar no máximo nessa temperatura”, afirma o consultor. Outro detalhe importante é o cuidado com as orelhas do animal. Faça bolas de algodão hidrófobo (impermeável a líquidos) e coloque nas orelhas do cão.
O banho:
Após molhar com cuidado o seu cachorro, dilua o xampu em uma proporção de quatro partes de água para uma do produto. Isso ajudará a impedir que o xampu se acumule na raiz dos pelos. Dê atenção às patas e dobras do cão, mas evite a proximidade do xampu com os olhos e o nariz do pet. “Animais com focinho curto nunca devem receber água sobre a cabeça, ou podem aspirá-la”, diz William. Molhe apenas as laterais, tomando o cuidado de segurar as orelhas abaixadas, para impedir a entrada de água no nariz e boca do cão. Por fim, enxágue o bicho abundantemente. E tome cuidado, pois as chances dele chacoalhar e te molhar são altas!
Secagem:
Após tirar o excesso de água com uma toalha limpa, seque o animal com o secador de cabelo, utilizando apenas a temperatura fria, e mantendo a distância de pelo menos um palmo. “Os nós nos pelos são formados na raiz, e não nas pontas, como ocorre com o nosso cabelo. Por isso, escove com suavidade todo o animal”, afirma William.
Recompensa:
Para que seu pet associe o banho a algo agradável, aproveite o momento para fazer brincadeiras e carinho nele. Quando a secagem terminar, ofereça algum petisco ou uma brincadeira. Assim, seu cão ficará feliz ao ver a mangueira da próxima vez, e quem sabe não fará a triste cara de cachorro molhado.