segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como se comportar em visita ao hospital.

Todo mundo sabe que hospital exige silêncio, mãos limpas e discrição. Mas na hora de visitar um parente ou amigo surge uma série de outras dúvidas de como se comportar. Por exemplo: “Quanto tempo devo ficar lá?”. “Levo flores para alegrar o quarto?”. E por aí vai. A consultora de boas maneiras Ester Schneider vai ajudar você neste momento. Confira, abaixo, as dicas da profissional.

  • 1
    Visite somente pessoas íntimas
    A pessoa quando está internada em um hospital fica de pijama, despenteada, abatida e, às vezes, até de fralda. E ninguém gosta de ser visto assim. Então, visite somente um parente ou um amigo próximo. "Se você não tiver intimidade com a pessoa, ligue para a família dela ou para o hospital para ter notícias, em vez de ir vê-la", recomenda a consultora de boas maneiras Ester Schneider.
  • 2
    Não demore mais que meia hora
    “Às vezes achamos que a pessoa que está internada está triste e sozinha, então resolvemos prolongar a nossa visita para fazer companhia. Mas isso não é bom para ela mesma. Quem está doente ou acabou de passar por uma cirurgia não tem disposição para conversar e deve ficar o máximo de tempo em repouso. Então, não demore mais que meia hora no hospital”, sugere Ester.

  • 3
    Deixe as crianças em casa
    Hospital não é lugar de criança. Os pequenos fazem barulho, tumultuam e acabam incomodando os pacientes. Além disso, é um ambiente que está exposto a bactérias. Caso não tenha com quem deixá-la, certifique-se antes que o hospital permite a entrada de criança. E não demore mais de 15 minutos na visita.

  • 4
    Não passe perfume
    "Evite usar perfumes ou cheiros fortes. Eles podem causar dor de cabeça, alergia ou enjôo ao paciente", avisa Ester.
    .

  • 5
    Leve um presente
    É de bom tom levar um mimo à pessoa que está internada no hospital. Mas não escolha flores, pois não é indicado tê-las dentro do quarto de dormir. Chocolates também não são bem-vindos, uma vez que o paciente está submetido a uma dieta alimentar – seria torturá-lo ainda mais. "As melhores opções de lembrancinhas são revistas, jogos, enfeites ou porta-retratos com foto da família ou dos amigos", sugere Ester.
  • 6
    Fale de coisas positivas
    A pessoa quando está internada fica normalmente sensível, então cuidado com o que conversará com ela. "Mantenha sempre uma visão positiva sobre a situação, e tente animá-la. Evite ao máximo dar notícias perturbadoras ou falar de coisas ruins, como lembrar de pessoas que já passaram pelo mesmo problema, questões financeiras...", diz Ester.
  • 7
    Saia do quarto durante a refeição
    "Se no momento da sua visita o paciente precisar passar por algum procedimento ou tiver que se alimentar, retire-se do quarto. Deixe ele ficar a sós com o médico, e volte só quando terminar", avisa Ester.
    .

Nenhum comentário:

Postar um comentário